INDÍGENA NA CIDADE? CONSIDERAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NA ESCOLA

Autores

  • Aila Oliveira Serpa PPGE/UFMT
  • Beleni Saléte Grando PPGE/UFMT

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2018.38702

Palavras-chave:

escolarização indígena, urbanidade indígena, interculturalidade

Resumo

 O direito do indígena de viver e ser reconhecido em sua especificidade onde quer que viva, na aldeia ou na cidade, tem relação com o reconhecimento do “outro” nestes contextos. Consideramos que para entender essas relações em espaço urbano e mais especificamente, em escolas urbanas, é necessário compreendermos esses espaços como fronteiras interétnicas nas suas dimensões socioculturais, que ambientam e embasam as relações que neles ocorrem como possibilidades de novas e outras identidades que neles se definem nesses espaços de fronteiras interculturais. Neste trabalho, trazemos os estudos que nos auxiliam a compreensão dos contextos interétnicos nas escolas urbanas em Mato Grosso, quando os alunos indígenas ocupam esse espaço e como a demanda da educação intercultural se impõem como imperativo o reconhecimento das dificuldades dos professores atender ao que explicita a Lei 11.645/08. No intuito de compreender como a escola e seus professores engendram a formação continuada e trazem novos conhecimentos e práticas para o cotidiano da escola fizemos a análise do Projeto Sala de Educador (PSE), dos anos de 2011 a 2015, de uma escola Estadual no município de Nova Xavantina - MT. Os dados nos revelam um persistente fracasso escolar dos alunos indígenas; a escola deveria representar a possibilidade de aprender a se relacionar com a sociedade envolvente sem perder ou desqualificar sua própria cultura, o que, muitas vezes não é o que ocorre. Sendo assim é imprescindível que todos os educadores se apropriem de conhecimentos básicos sobre os povos indígenas do Brasil: quem são, quantos são, como vivem, aspectos próprios de cada cultura, como se organizam, entender a trajetória histórica e cultural dos povos indígenas do Brasil e daqueles que circundam as escolas e cidades, suas estratégias e resistência para manutenção de sua cultura e de seus direitos enquanto povos diferenciados e, ainda assim, pertencentes à sociedade nacional.

 

Biografia do Autor

Aila Oliveira Serpa, PPGE/UFMT

Possui graduação em Licenciatura Plena e bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo(2008),  mestrado em EDUCAÇÃO pela Universidade Federal de Mato Grosso(2017). Atualmente é  professora da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso, atuando na disciplina de sociologia.

Beleni Saléte Grando, PPGE/UFMT

É Professora da Universidade Federal de Mato Grosso (2011), na Faculdade de Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Educação.  Doutora em Educação (2004) e Pós-Doutora em Antropologia Social (2011) pela Universidade Federal de Santa Catarina, criou o Grupo de Pesquisa COEDUC - Corpo, Educação e Cultura (2004).

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Publicado

30-03-2019

Como Citar

SERPA, Aila Oliveira; GRANDO, Beleni Saléte. INDÍGENA NA CIDADE? CONSIDERAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NA ESCOLA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 623–654, 2019. DOI: 10.12957/riae.2018.38702. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/38702. Acesso em: 19 abr. 2024.