A prática pedagógica em Paulo Freire 50 anos depois da Pedagogia do Oprimido: indignação, esperança e uma pergunta - como educar para construção do inédito viável?

Ângela Maria Andrade Marinho, André Hellvig da Silva

Resumo


Este artigo trata dos desafios da Educação Libertadora - fundamentos em Paulo Freire: Pedagogia do Oprimido, no que se refere à Prática educativa no século XXI e, por conseguinte, apresenta  referenciais defendidos por ele, que de forma dialética, remete-nos a repensar, 50 anos depois, os gargalos que dificultam fazer Educação de qualidade no Brasil, em especial, aquela cujos resultados tenham repercussão positiva para a sociedade, para a coletividade, resultante de uma práxis  conscientizadora e emancipadora. Partimos de um aporte teórico bibliográfico, cuja análise objetiva chamar a atenção dos profissionais da educação, para a necessidade urgente de pensar criticamente a educação do século XXI, a função das Instituições de Ensino, principalmente, o perfil de egressos que desejamos formar para atuar no contexto educacional deste 3º milênio, a partir dos pressupostos do Paradigma Crítico Progressista, uma abordagem em Freire que, na sua Pedagogia do Oprimido, introduz idéias ainda hoje atuais, pois são muitos os oprimidos e excluídos sociais e poucos os que fazem da sua palavra a sua prática.

Palavras-chave


Educação Libertadora. Práxis. Inédito viável.

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DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2018.38034

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e-ISSN: 2359-6856

 


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