“Aprendendo a dizer (sua) palavra”: um debate (ainda) necessário entre opressão e formação pela memória experiencial

Autores

  • Adriana Amaral Ferreira UFES
  • Fabrícia Vellasquez UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2018.38032

Palavras-chave:

Resistência, movimentos sociais, formação, transformação, práxis

Resumo

Quando completamos cinquenta anos da Pedagogia do Oprimido, rememorar aspectos da obra de Paulo Freire confluem no sentido de contribuir para se pensar as ocupações das universidades pelo movimento estudantil no Brasil em 2016. Com a particularidade de uma Universidade de origem específica, a UFRRJ, o presente artigo pretende dialogar com as provocações em “O oprimido”, de Freire, e os movimentos ainda necessários, cinquenta anos depois, igualmente elaborados por seus estudantes em reivindicações que estão para além de sua formação.

Biografia do Autor

Adriana Amaral Ferreira, UFES


Professora adjunta do Departamento de Serviço Social da UFES

Fabrícia Vellasquez, UFRRJ


Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ
Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino - DTPE/IE
Coordenação do Curso de Serviço Social - CCSS/ICSA

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Publicado

30-10-2018

Como Citar

FERREIRA, Adriana Amaral; VELLASQUEZ, Fabrícia. “Aprendendo a dizer (sua) palavra”: um debate (ainda) necessário entre opressão e formação pela memória experiencial. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 351, 2018. DOI: 10.12957/riae.2018.38032. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/38032. Acesso em: 28 mar. 2024.