A atualidade do pensamento de Paulo Freire para refletirmos sobre políticas públicas e práticas na Educação de Jovens e Adultos

Autores

  • Ana Paula Abreu Moura Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Jaqueline Pereira Ventura Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2018.38031

Palavras-chave:

EJA, Pedagogia do Oprimido, Políticas e Práticas.

Resumo


Este artigo traz a atualidade do pensamento de Paulo Freire, em especial de sua obra Pedagogia do Oprimido (FREIRE, 1968), para a construção de políticas públicas e práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), entendendo-a como um direito. Para isso, discute conceitos centrais da obra do autor, como dialogicidade e autonomia, e reafirma o papel que as instituições educativas podem cumprir na defesa de projetos e concepções de homem e de sociedade que busquem a emancipação humana.

Biografia do Autor

Ana Paula Abreu Moura, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora do departamento de didática da  Faculdade de Educação da UNiversidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora de Extensão Universitária da Faculdade de Educação da UFRJ. Pesquisadora do Laboratório de Investigação, Ensino e EXtensão em Educação de Jovens e Adultos. Pesquisa as seguintes temáticas: Formação Docente, Educação de Jovens e Adultos, Extensão Universitária e Estágio Supervisionado.

Jaqueline Pereira Ventura, Universidade Federal Fluminense

em Educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação e Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas de educação de jovens e adultos, formação docente para a educação de jovens e adultos e mundo do trabalho e educação básica e profissional de jovens e adultos trabalhadores. Atualmente, é Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenadora do Núcleo de Estudos Documentação e Dados em Trabalho e Educação (Neddate/UFF). Vice líder do Grupo de Pesquisa/CNPq Trabalho e Educação-Neddate e vice líder do Grupo de Pesquisa/CNPq Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores - EJATRAB.

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Publicado

30-10-2018

Como Citar

MOURA, Ana Paula Abreu; VENTURA, Jaqueline Pereira. A atualidade do pensamento de Paulo Freire para refletirmos sobre políticas públicas e práticas na Educação de Jovens e Adultos. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 332, 2018. DOI: 10.12957/riae.2018.38031. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/38031. Acesso em: 20 abr. 2024.