Humanismo, anti-humanismo e educação popular. Pedagogia do Oprimido:50 anos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2018.38027

Palavras-chave:

Humanismo. Anti-humanismo. Freireanismo. Modernidade. Pedagogia libertadora.

Resumo

Paulo Freire elaborou, a partir dos anos 60, uma pedagogia de clara inspiração moderna,   ainda fortemente aceita pelos educadores brasileiros, e centrou seus pressupostos nas categorias que constituíram o Humanismo clássico. Isto exige um reexame. Neste ensaio procuraremos analisar os pressupostos do ideário Humanista, as críticas que o anti-humanismo lhe dirige e tentar averiguar a incidência destas críticas sobre a pedagogia freireana. A pergunta que nos orienta nesta busca é: como sustentar uma pedagogia libertadora e humanista numa época em que o Humanismo está sob severo ataque intelectual, vendo nele a própria impossibilidade de realização da Humanitas de cada um de nós? 

Biografia do Autor

Flavio Henrique Brayner, Universidade Federal de Pernambuco


Professor Títular UFPE

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Publicado

30-10-2018

Como Citar

BRAYNER, Flavio Henrique. Humanismo, anti-humanismo e educação popular. Pedagogia do Oprimido:50 anos. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 257, 2018. DOI: 10.12957/riae.2018.38027. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/38027. Acesso em: 25 abr. 2024.