A CORTINA DE FUMAÇA NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Daniel da Silva Costa
  • Glaucimara Pires Oliveira Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2019.37922

Palavras-chave:

Inclusão Escolar, Propaganda, Crítica

Resumo

Resumo: Este artigo proporciona uma reflexão crítica sobre a inclusão escolar de alunos com deficiência. Tem como objetivos apresentar e discutir a realidade de um complexo de ações presentes nas instituições educacionais que operam de forma impeditiva para o aprendizado destes estudantes. A partir de uma pesquisa bibliográfica, foram elencadas sete condutas que fomentam questionamentos sobre discursos, práticas e atitudes recorrentes na Educação. Concluiu-se, a partir dos referenciais analisados, que há uma incongruência entre a oferta de ensino de qualidade e a prática educacional para a inclusão dos alunos com deficiência, e que há necessidade de refletir sobre essa realidade a fim de que haja avanços significativos no ensino-aprendizagem desses alunos.

Palavras-chave: Inclusão Escolar; Educação Especial; Deficiência.

Biografia do Autor

Glaucimara Pires Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Centro de Educação, Departamento de Educação Especial

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Publicado

22-05-2019

Como Citar

COSTA, Daniel da Silva; OLIVEIRA, Glaucimara Pires. A CORTINA DE FUMAÇA NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 118–134, 2019. DOI: 10.12957/riae.2019.37922. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/37922. Acesso em: 24 abr. 2024.