O ENSINO DE LIBRAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: FORMAS DE PERCEBER O SURDO E A LÍNGUA DE SINAIS

Autores

  • Hector Renan da Silveira Calixto Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2018.30063

Palavras-chave:

língua brasileira de sinais, surdo, percepção, formação de professores

Resumo

Este estudo objetiva analisar formas de graduandos em pedagogia e geografia perceberem o surdo e a Libras. Especificamente pretende-se: apresentar percepções dos alunos de licenciatura sobre surdos e Libras antes de cursarem a disciplina Libras; apresentar as percepções depois da disciplina; e analisar mudança das percepções acerca dos surdos e da Libras. Como metodologia utiliza-se estudo de caso, com entrevistas semiestruturadas. Participaram da pesquisa 10 sujeitos, 4 antes da disciplina e 6 depois da disciplina. Conclui-se: antes da disciplina percepções clínico terapêuticas da surdez (surdo como deficiente, anormal e inferior) e Libras uma linguagem; após a disciplina percepções sócio antropológicas (surdo como diferente) e Libras língua legítima surdos brasileiros.

Biografia do Autor

Hector Renan da Silveira Calixto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor do Departamento de Formação de Professores

Faculdade de Educação da Baixada Fluminense

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

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Publicado

16-03-2018

Como Citar

CALIXTO, Hector Renan da Silveira. O ENSINO DE LIBRAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: FORMAS DE PERCEBER O SURDO E A LÍNGUA DE SINAIS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 101–116, 2018. DOI: 10.12957/riae.2018.30063. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/30063. Acesso em: 29 mar. 2024.