ACESSIBILIDADE AO CURRÍCULO ATRAVÉS DO USO DO COMPUTADOR PARA ESTUDANTES COM AUTISMO

Autores

  • Mara Monteiro Cruz UERJ
  • Fabiana Ferreira do Nascimento Secretaria Municipal de Educação / Duque de Caxias / RJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2018.30041

Palavras-chave:

ACESSIBILIDADE AO CURRÍCULO, AUTISMO, INFORMÁTICA EDUCATIVA

Resumo

O presente artigo se propõe a discutir a utilização de recursos da Informática para promover acessibilidade ao currículo a partir de uma pesquisa de mestrado (AUTOR, 2017). A investigação aborda o uso da tecnologia na escolarização de dois estudantes com autismo, em uma escola pública do Rio de Janeiro, no Ensino Fundamental. As atividades realizadas na pesquisa são analisadas tendo em vista os pressupostos sobre acessibilidade ao currículo e Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Conclui-se que a acessibilidade ao currículo não deve estar pautada em possíveis déficits ou dificuldades dos estudantes, sua concepção deve ser ampla o suficiente para que este considere as características de todo o alunado.

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Publicado

16-03-2018

Como Citar

CRUZ, Mara Monteiro; NASCIMENTO, Fabiana Ferreira do. ACESSIBILIDADE AO CURRÍCULO ATRAVÉS DO USO DO COMPUTADOR PARA ESTUDANTES COM AUTISMO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 43–65, 2018. DOI: 10.12957/riae.2018.30041. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/30041. Acesso em: 29 mar. 2024.