OS DIFERENTES CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO BILÍNGUE (LIBRAS/PORTUGUÊS) NA REGIÃO SUL DO BRASIL

Autores

  • Neiva A. Albres UFSC

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2017.29809

Palavras-chave:

Educação bilíngue, Língua brasileira de sinais, Política educacional.

Resumo

Neste artigo, apresentamos algumas reflexões sobre a atual educação de surdos em escolas inclusivas baseadas na perspectiva bilíngue. Para tanto, realizamos uma breve revisão de algumas pesquisas sobre educação e apresentamos um breve histórico a respeito das diretrizes educacionais baseadas na política de educação inclusiva. Dessa forma, este estudo trata de um lado, estudo bibliográfico e, de outro, na aproximação com os demais estudos do campo científico e documentos legais/políticos. Constatamos que todas as redes apontam para a inclusão dos surdos no ensino comum, há pouco investimento em escolas bilíngues e em classes bilíngues. Por fim, concluímos impasses estabelecidos pelas escolhas do Governo Estadual e municipal para a atual política educacional efetivamente bilíngue. Os dados apontam para limites da materialização da política de educação bilíngue.

Biografia do Autor

Neiva A. Albres, UFSC

DOUTORA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar ( 2010- 2013 - Bolsa CNPQ). MESTRADO EM EDUCAÇÃO pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2005 - Bolsa CAPES). Especialização em PSICOPEDAGOGIA pela Universidade para o Desenvolvimento da Região do Pantanal - UNIDERP (2005). Graduação em NORMAL SUPERIOR pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (2003) e graduação em FONOAUDIOLOGIA pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB (1999). Tem experiência na formação e professores de Libras e no desenvolvimento de material didático dessa língua (FENEIS/SP e Letras Libras -UFSC) e na formação de tradutores/intérpretes de Libras em cursos de graduação e especialização. Docência e coordenação pedagógica em escolas bilíngues para surdos. Consultora de projetos em linguística aplicada e na assessoria para implementação de educação bilíngue em secretarias municipais e estaduais de educação. Tem se dedicado a pesquisas no campo da análise de implementação de educação inclusiva e educação bilíngue para surdos, processos de tradução e interpretação de Libras e português e de ensino de Libras. Lider do Grupo de Pesquisa Didática e ensino de tradutores e interpretes de línguas de sinais - DETILS registrado no CNPq, coordenando a linha Currículo, tradução e formação de intérpretes. Membro do Grupo de Pesquisa em Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais - InterTrads registrado no CNPq, coordenando a linha de pesquisa ?Tradução e interpretação em contextos Educacionais?, tendo como objetivo a investigação da atuação de tradutores e intérpretes de línguas de sinais na educação e de processos tradutórios e interpretativos que envolvem contextos educacionais, desde o espaço da sala de aula até a produção e a difusão de material educacional bilíngue multimídia.

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Publicado

09-01-2018

Como Citar

ALBRES, Neiva A. OS DIFERENTES CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO BILÍNGUE (LIBRAS/PORTUGUÊS) NA REGIÃO SUL DO BRASIL. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 339–363, 2018. DOI: 10.12957/riae.2017.29809. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/29809. Acesso em: 28 mar. 2024.