FORMANDO PROFESSORES PESQUISADORES: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE INTEGRAL E INTEGRADA

Autores

  • Andrea Serpa Albuquerque UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2016.26115

Palavras-chave:

Formação docente, professora pesquisadora, formação integral.

Resumo

Este artigo apresenta as experiências desenvolvidas por um grupo de bolsistas do PIBID Pedagogia/UFF. A proposta desenvolvida em 2015 pelo subprojeto: "Alfabetização por projetos de trabalho: ler é conhecer o mundo.", se apresentou como uma rede formativa que extrapola o objetivo primeiro de ser uma iniciação à docência compreendo hoje o PIBID como um projeto de formação integrada e integral. Conceitos como professorapesquisadora, avaliação formativa, interdisciplinaridade, assim como discussões sobre a pedagogia de projetos, afetividade e disciplina, currículos e práticas pedagógicas, se materializam em situações complexas do cotidiano escolar, desafiando alunos, professoras e coordenadora a um movimento continuo de exame das teorias em diálogo com as práticas.

PALAVRAS CHAVE: Formação docente, professora pesquisadora, formação integral.

Biografia do Autor

Andrea Serpa Albuquerque, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e Mestrado em Educação (2006) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense(2010). Na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro atuou por nove anos como professora do Ensino Fundamental, Apoio à Direção, Sala de Leitura e no PEJA. Tem vasta experiência na área de Educação, com trabalhos em projetos desenvolvidos no SINTUFRJ - Sindicato dos Tabalhadores em Educação da UFRJ; Como Coordenadora do SESI no projeto Alfabetizar é Construir; Coordenadora do Programa de Criança Petrobras no CEASM - Centro de Estudos e Ações Sociais da Maré; no CEDERJ - e como Tutora Presencial no Curso de Pedagogia à distância / UERJ. Atualmente é Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense/Niteroi onde desenvolve e participa de projetos de ensino, pesquisa e extensão no Campos de Estudos do Cotidiano Escolar, com enfase em Alfabetização, Avaliação, Currículo e Formação de Professores, na graduação e pós graduação.Organizou e atua como vice-coordenadora do Laboratório de Brinquedos da Faculdade de Educação.

Referências

BRAIT, B. Bakhtin, Dialogismo e Cosntrução do Sentido.Campinas Ed. UNICAMP: 1997.

CERTEAU, Michel de. A invenção do Cotidiano. Rio de Janeiro: Ed.Vozes, 2004.

CHARLOT, Bernard. Relação com o Saber, Formação dos Professores e Globalização: Questões para a educação hoje. Porto Alegre: ArteMed, 2005

FOUCAULT. Michel. Microfísica do Poder.org. e trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

LARROSA, Jorge e LARA Nuria Pérez de. Imagens do Outro. Petrópolis,RJ: Vozes,1998

MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. Porto Alegre: Sulina,2005

SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

Downloads

Publicado

31-01-2017

Como Citar

ALBUQUERQUE, Andrea Serpa. FORMANDO PROFESSORES PESQUISADORES: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE INTEGRAL E INTEGRADA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 117–131, 2017. DOI: 10.12957/riae.2016.26115. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/26115. Acesso em: 29 mar. 2024.