EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL E INTERCULTURALIDADE CRÍTICA NA ESCOLA: FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES POR MEIO DO PIBID

Autores

  • Maria Elena Viana Souza UNIRIO
  • Andrea Rosana Fetzner Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO, Departamento de Didática

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2016.25738

Palavras-chave:

Relações raciais, Formação de professores, Interculturalidade Crítica, Saberes.

Resumo

Este trabalho discute as relações raciais no cotidiano escolar e a formação inicial de professores de forma concomitante à prática de ensino nas escolas. Trata-se de experiência desenvolvida no ensino superior, em Curso de Pedagogia, por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/UNIRIO. São descritas possibilidades e problematizações do processo formativo. Analisa tais descrições por meio da interculturalidade crítica que vê os conhecimentos escolares como suspeitos de servirem a interesses específicos. Percebe-se que, além de dar uma atenção especial aos currículos dos cursos de formação de professores, é preciso se preocupar com a possibilidade de potencializar o pensar crítico na formação dos professores que já estão vivenciando o magistério.

Biografia do Autor

Maria Elena Viana Souza, UNIRIO

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professor associado 1 da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação étnico-racial, atuando principalmente nos seguintes temas: cotidiano escolar, preconceito racial, ensino fundamental, formação de professores e lei 10639/03. Coordena o GEPEER - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Étnico-Racial.

Andrea Rosana Fetzner, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO, Departamento de Didática

Profa. Dra. ANDREA ROSANA FETZNER, professora adjunta Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO, Departamento de Didática, Coordenadora PPGEDU

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Publicado

31-01-2017

Como Citar

SOUZA, Maria Elena Viana; FETZNER, Andrea Rosana. EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL E INTERCULTURALIDADE CRÍTICA NA ESCOLA: FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES POR MEIO DO PIBID. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 5–23, 2017. DOI: 10.12957/riae.2016.25738. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/25738. Acesso em: 23 abr. 2024.