O PROCESSO DE ESCRITA AUTOBIOGRÁFICA DURANTE A PRODUÇÃO DE UM MEMORIAL DE FORMAÇÃO NO MESTRADO EM EDUCAÇÃO – FFP/UERJ

Autores

  • Antonio Silva Araujo FFP/UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2016.25513

Palavras-chave:

memorial de formação – escrita autobiográfica – narrativas de si

Resumo

O presente artigo aborda o processo de construção de um memorial de formação como capítulo integrante de uma dissertação de Mestrado e tem como objetivo apresentar considerações sobre esse processo de construção e desconstrução de concepções do que seria uma escrita acadêmica. Referenciais teóricos importantes são convidados a dialogar com a obra, na defesa de uma escrita autobiográfica, segundo a qual o trabalho com narrativas docentes apresenta-se como uma tentativa de ruptura com o que é estabelecido hegemonicamente. O processo de escrita autobiográfica requer um olhar atento para dentro de si, na tentativa de ressignificação de nossa própria existência enquanto pessoas, o que consequentemente influenciará nossa atuação profissional.

Biografia do Autor

Antonio Silva Araujo, FFP/UERJ

Mestrando FFP/UERJ

Referências

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Publicado

11-09-2016

Como Citar

ARAUJO, Antonio Silva. O PROCESSO DE ESCRITA AUTOBIOGRÁFICA DURANTE A PRODUÇÃO DE UM MEMORIAL DE FORMAÇÃO NO MESTRADO EM EDUCAÇÃO – FFP/UERJ. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 297–311, 2016. DOI: 10.12957/riae.2016.25513. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/25513. Acesso em: 18 abr. 2024.