20 ANOS DO GRUPO VOZES DA EDUCAÇÃO: MEMÓRIAS DE UMA HISTÓRIA CONSTRUÍDA COLETIVAMENTE - ENTREVISTA REALIZADA COM UMA DE SUAS FUNDADORAS, PROFESSORA MARIA TEREZA GOUDARD TAVARES

Autores

  • Elaine Ferreira Rezende Oliveira Faculdade de Formação de Professores UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2016.25512

Palavras-chave:

Grupo Vozes da Educação, Memória, História e Formação de Professores.

Resumo

Entrevista realizada com a professora Maria Tereza Goudard Tavares, uma das fundadoras do Núcleo de Pesquisa e Extensão Vozes da Educação: Memória, História e Formação de Professores, o primeiro da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. O objetivo foi apresentar um levantamento memorialístico da produção do grupo ao longo dos seus vinte anos. A leitura de sua produção pode oferecer compreensão sobre formas e meios em que  a escolarização e a formação de professores estão sendo reconstituídos historicamente nas últimas décadas na cidade de São Gonçalo. Desde 1996, o Grupo Vozes busca produzir pesquisa educacional ligada à realidade regional, dando atenção especial à realidade das redes públicas de ensino e aos espaços não formais de educação nos diferentes municípios do estado.  

Biografia do Autor

Elaine Ferreira Rezende Oliveira, Faculdade de Formação de Professores UERJ

Faculdade de Formação de Professores UERJ

Referências

BARBIER, R. A Escuta Sensível em Educação. Caxambu: Revista da ANPED,1994.

BARTHES, R. Fragmentos de um discurso amoroso. São Paulo:Martins Fontes, 2003.

BAKTHIN, M. Estética da Criação verbal. São Paulo, Martins Fontes, 2003.

BURKE, P. A Escrita da História: Novas Perspectivas. São Paulo: Editora da UNESP, 1992.

BONATO.N. Memória da Educação: preservação de arquivos escolares.IN:Presença Pedagógica. Belo Horizonte: V.G.; EL. Dimensão, 2000.

DELEUZE, G. e GUATTARI, F. Mil Platôs: Capitalismo e esquizofrenia, Rio de Janeiro: Editora34, 1996.

FIGUEIRÊDO, H. Educação em São Gonçalo:Tensões e Perspectivas.IN:Vozes da Educação:500 anos de Brasil.Rio de Janeiro: Armazém das Letras , 2004.

FIGUEIRÊDO, Haydée. Vozes da Educação. In: NUNES, Clarice. (Org.). Docência e Pesquisa em Educação: na visão de Haydée Figueiredo. Rio de Janeiro: Literis Ed., 2010.

HESS, Martha. Martha Hess, a guardiã de memórias. Texto síntese do memorial de Martha Hess, parte de sua tese de doutorado, elaborado por Maria Tereza Goudard Tavares. Faculdade de Formação de Professores da UERJ, 2005, mimeo.

HARDING, S. A Instabilidade das categorias analíticas na teoria feminista: IN:Estudos Feministas. Rio de Janeiro, V. 1.; n.1,1993.

NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO VOzES DA EDUCAÇÃO: MEMÓRIA HISTÓRIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Projeto Vozes da Educação: Memória e história das escolas de São Gonçalo. Faculdade de Formação de Professores da UERJ, 1996, mimeo.

NUNES, C. Representações Políticas de Formação Docente no passado e no presente: questões para reflexão. IN: Anais do II Seminário de Educação,Memória(as) , História(as) e Educação: Fios e Desafios na Formação de Professores. São Gonçalo:Armazém das Letras,2004.

TAVARES, Maria Tereza Goudard. Percursos e movimentos: dez anos do Vozes da Educação em São Gonçalo. In: ARAUJO, Mairce da Silva et al. Vozes da Educação: memória, história e formação de professores. Petrópolis, RJ: DP et al.; Rio de Janeiro: Faperj, 2008.

Downloads

Publicado

11-09-2016

Como Citar

OLIVEIRA, Elaine Ferreira Rezende. 20 ANOS DO GRUPO VOZES DA EDUCAÇÃO: MEMÓRIAS DE UMA HISTÓRIA CONSTRUÍDA COLETIVAMENTE - ENTREVISTA REALIZADA COM UMA DE SUAS FUNDADORAS, PROFESSORA MARIA TEREZA GOUDARD TAVARES. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 280–296, 2016. DOI: 10.12957/riae.2016.25512. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/25512. Acesso em: 18 abr. 2024.