IDENTIDADES, INTERCULTURALIDADE E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE ANTROPOLÓGICA

Autores

  • Ricardo Vieira ESECS-IPLeiria / CICS.NOVA.IPLeiria - Portugal

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2016.25505

Palavras-chave:

Educação, identidades, mestiçagem, interculturalidade.

Resumo

Três ideias estruturam este texto:

1 - A educação é mais que escolarização. Se o sentido corrente da palavra Educação remete o ensino e a aprendizagem para o domínio das aulas e das escolas, a verdade é que a escolarização dá às crianças e jovens pequeno contributo para a inculturação e construção identitária.

2 - O social e o individual passam pelo indivíduo, não apenas o indivíduo pelos contextos, tornando-o múltiplo, plural, mestiço, construído em continuidades e descontinuidade numa educação intercultural.

3 - A Mediação Intercultural, assente em referência da Pedagogia Social, distanciando-se da pura resolução de conflitos e posicionando-se numa perspetiva preventiva; mas, também, e essencialmente, transformadora das relações sociais, procura mudar situações sociais que geram injustiças, carências ou revoltas, sempre com o envolvimento dos implicados, como busca da convivência num processo educativo intercultural.

Biografia do Autor

Ricardo Vieira, ESECS-IPLeiria / CICS.NOVA.IPLeiria - Portugal

Professor Coordenador Principal

ESECS-IPLeiria / CICS.NOVA.IPLeiria.pt

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Webgrafia

http://www.acm.gov.pt/-/resmi-rede-de-ensino-superior-para-a-mediacao-intercultural acedido em 18 de fevereiro de 2016.

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Publicado

11-09-2016

Como Citar

VIEIRA, Ricardo. IDENTIDADES, INTERCULTURALIDADE E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE ANTROPOLÓGICA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 164–181, 2016. DOI: 10.12957/riae.2016.25505. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/25505. Acesso em: 25 abr. 2024.