DA PALAVRA DO OUTRO À PALAVRA PRÓPRIA: CONVITE À AUTORIA DE PROFESSORAS

Autores

  • Maria Francisca Mendes SME/RJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2016.24883

Palavras-chave:

Escritas de professoras, Documentação narrativa, Professora pesquisadora, Cotidiano educativo.

Resumo

Afirmar o caráter político da educação é compreendê-la em estreita relação com a sociedade na medida em que é a expressão de suas crenças, valores e esperanças sociais. Escrever e socializar saberes produzidos na prática cotidiana significa legitimar professoras, suas práticas e autorias. Para isso, é fundamental estabelecer uma postura dialógica na qual a palavra da professora seja retirada do anonimato e tenha reconhecidos não só sua palavra, mas os sentidos que imprime ao campo pedagógico. A documentação narrativa, sublinhada por Suarez (2013), constitui o saber produzido acerca das experiências cotidianas que só as professoras que habitam esse mundo educativo podem dizer/escrever.

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Publicado

29-07-2016

Como Citar

MENDES, Maria Francisca. DA PALAVRA DO OUTRO À PALAVRA PRÓPRIA: CONVITE À AUTORIA DE PROFESSORAS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 43–57, 2016. DOI: 10.12957/riae.2016.24883. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/24883. Acesso em: 20 abr. 2024.