NOS CAMINHOS COM OS DOCENTES E AS CRIANÇAS DA BAIXADA FLUMINENSE: FORMAÇÃO, RESPONSABILIDADE E RESPONSIVIDADE

Autores

  • Elizabeth Orofino Lucio SEEDUC-RJ/UFRJ/PPGE/LEDUC

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2016.24881

Palavras-chave:

Licenciatura, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Formação Docente, Fotografia, Leitura e Escrita.

Resumo

Este texto apresenta o registro da construção de um coletivo docente que engloba a formação inicial e continuada de professores no Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. O diálogo entre a tríade: estágio curricular na formação de professores, discursos e práticas educativas na Educação Infantil e o lugar da leitura e da escrita na formação docente nos permite indagar sobre as especificidades das experiências docentes e seu entendimento sobre a infância. Ademais, no caminho dessa problematização, questiona-se a forma como o estágio curricular adentra a prática pedagógica universitária por meio de uma pesquisa-formAÇÃO. Por fim, o texto provoca-nos a pensar a fotografia como potencial formativo e investigativo, que une vida-arte-conhecimento.

Biografia do Autor

Elizabeth Orofino Lucio, SEEDUC-RJ/UFRJ/PPGE/LEDUC

Professora da SEEDUC-RJ e Doutoranda em Educação pela UFRJ.

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Publicado

29-07-2016

Como Citar

LUCIO, Elizabeth Orofino. NOS CAMINHOS COM OS DOCENTES E AS CRIANÇAS DA BAIXADA FLUMINENSE: FORMAÇÃO, RESPONSABILIDADE E RESPONSIVIDADE. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 25–42, 2016. DOI: 10.12957/riae.2016.24881. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/24881. Acesso em: 18 abr. 2024.