O DOCENTE-PESQUISADOR: A INVESTIGAÇÃO-AÇÃO COMO UMA FORMA VÁLIDA DE GERAÇÃO DE CONHECIMENTOS

Autores

  • Gary Anderson Universidade de Nova Iorque (NYU), Estados Unidos
  • Kathryn Herr Universidade do Estado de Montclair, Estados Unidos.

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2016.21236

Palavras-chave:

Investigação-ação, Participação, Pesquisa docente.

Resumo

O presente texto discute a questão da pesquisa em educação em face do compromisso político de gerar conhecimentos e potencializar a transformação das práticas pedagógicas. Nesse sentido, destaca alguns tipos de investigação que vêm sendo realizados na, sobre e com a escola e sublinha o desafio bem como a importância da realização de pesquisas com os professores, numa perspectiva de investigação-ação participativa. Ainda, traça alguns critérios de validade para a pesquisa e conclui com algumas reflexões a respeito da relevância da investigação-ação participativa envolvendo universidade e escola básica como um fator importante para o desenvolvimento profissional dos docentes. Por fim, enfatiza a narração e a etnografia como modos de os professors documentarem e repensarem suas práticas, bem como o context sócio-cultural e econômico em que estão inseridos.

Biografia do Autor

Gary Anderson, Universidade de Nova Iorque (NYU), Estados Unidos

Professor da Universidade de Nova Iorque (NYU), Estados Unidos. Tem diversos textos publicados nos Estados Unidos, México e Argentina, em inglês e/ou espanhol.

Kathryn Herr, Universidade do Estado de Montclair, Estados Unidos.

Professora da Universidade do Estado de Montclair, Estados Unidos.

Referências

ACHILLI, E. Investigación y formación docente. Rosario: Laborde Editor, 2000.

ANDERSON, G. L; HERR, K; NIHLIN, A. Studying your own school: A guide to qualitative practitioner research. Thousand Oaks, CA: Corwin Press, 1994.

ANDERSON, G, L; JONES, F. Knowledge generation in education administration from the inside-out: the promise and perfils of site-based, administrator research. Educational Administration Quartely, 36 (3), 428- 464, 2000.

ANZALDÚA, G. La frontera/ bordlands: the new Mestiza. San Francisco: Aunt Lute Books, 1999.

ARGYRIS; SCHÖN. Organizational Learning: a Theory of Action perspective. Addison-Wesley Publishing Company, Inc., 1978.

BARTUNEK, J.; LOUIS, J. Problema de la investigación participante y la transformación de la escuela. Cuaderno de Formación Docente. N.5, Universidad Nacional de Rosario, 1988.

BONE, D. Quality of management is collegiate management: improving practice in a special school. In: LOMAX, P. (ed.). Quality management of education: sustaining the vision through actions research, p. 166-184. Londres: Routledge, 1996.

BRADBURY, H.; REASON, P. Conclusion: Broadening the bandwidth of validity: Issues and choice-points for improving the quality of action research. In: REASON, P.; BRADBURY, H. (eds.). Handbook of action research: Participative inquiry & practice. Londres: Sage, 2001.

BRITO, A.; SUÁREZ, D. “Documentar la enseñanza”. Revista el Monitor, n.4, Buenos Aires, Ministério de Educación, 2001.

CAMPBELL, D. T.; STANLEY, J. C. Experimental and quasi-experimental designs for research. Dallas: Houghton Mifflin, 1963.

CARR, W; KEMMIS, S. Teoría crítica de la educación: la investigación-acción en la formación del profesorado. Barcelona: Martínez Roca, 1988.

CLANDININ, J.; CONNELLY, M. Teacher’s professional knowledge landscapes. New York: Teachers College Press, 1995.

COCHRAN-SMITH, M.; LYTLE, S. Teacher research: the question that persists. International journal of leadership in education, 1 (1), 19-36, 1998.

COLLINS, P. H. Black feminist thought: knowledge, consciousness, and the politics of empowerment. New York: Routledge, 1990.

CONNELLY, F. M; CLANDININ, J. Stories of experience and narrative inquiry. Educational Reseacher, 19 (5), p. 2-14, 1990.

CUNNINGHAM, J. B. Gathering data in a changing organization. Human relations, 36 (5), 403-420, 1983.

ELLIOTT, J. B. Gathering data in a changing organization. Human Relations, 36 (5), 403-420, 1983.

ENRÍQUEZ, P. Modalidades y discusiones en torno a l noción de docente investigador. Universidad Católica de Córdoba, REDUC, 2004. Disponível em: . Aceso em: 25 jul. 2016.

FALS BORDA, O. Acción y conocimiento. Bogotá: Cinep, 1991.

FENSTERMACHER, G. The knower and the known: the nature of knowledge in research on teaching. In: DARLING-HAMMOND, L (Ed.). Review of Research in Education, 20, 3-56, 1994.

FLORES, I. R. Vida, experiencia y educación: la biografia como estrategia de conocimiento. IN: SVERDLICK, I. (comp.). La investigación educativa: una herramienta de conocimiento y de acción. Buenos Aires: Noveduc, 2007.

FREIRE, P. Pedagogía del Oprimido. Madrid: Siglo XXI, 1968.

GEERTZ, C. Local knowledge: Further essays in interpretative antrophology. New York: Basic Books, 1983.

GIROUX, H. Los profesores como intelectuales: hacia una teoria crítica de la enseñanza. Barcelona: Paidós, 1990.

GOLZMAN, G.; LÓPEZ, D.; Grupo SIMA (Coords.). Atención: maestros trabajando. Experiencias participativas em la escuela. Buenos Aires: Coquena, 1989.HABERMAS, J. Conocimiento y interés: ciencia y técnica como ideologia. Madrid: Tecnos, 1971.

HABERMAS, J. Conocimiento e interés: Ciencia y técnica como ideología. Madrid: Tecnos, 1994.

HERR, K; ANDERSON, G. L. The action research dissertation: a guide for students and faculty. Thousand Oaks: Sade Pub. 2005.

HUBERMAN, M. Focus on research moving mainstream: Taking a closer look at teacher research. Language Arts, 73 (2), 124-140, 1996.

KAPLUN, G. Culturas juveniles y educación. Pedagogía crítica, estúdios culturales e investigación participativa. En: Los jóvenes: múltiples miradas. Neuquén: UNC, 2004.

LATHER, P. Issues of validity in openly ideological research: between a rock and a hard place. Interchange, 17, 63-84, 1986.

LATORRE, A. La investigación-acción: conocer y cambiar la práctica educative. Barcelona: Graó, 2003.

LOMAX, P; WOODWARD, C; PARKER, Z. How can we help educational managers establish and implement effective “critical”friendships? In: LOMAX, P. (ed.). Quality management of education: sustaining the vision through actions research, p. 166-184. Londres: Routledge, 1996.

LÓPEZ GORRIZ, I. La investigación-acción como metodología de teorización y formación del profesor desde su práctica. Revista de Investigación Educativa, 71-92, 1993.

MARTÍNEZ, M. M. La investigación-acción en el aula. Agenda Académica, 7 (1), 27-39, 2000.

MYERS, M. The teacher-reseacher: how to study writing in the classroom. Urbana, IL, National Council of Teachers of English, 1985.

OLSON, M. W. La investigación-acción entra al aula. Buenos Aires: Aique, 1991.

PÉREZ GÓMEZ, A. El profesor como profesional autónomo que investiga reflexionando su propria práctica. In: ELLIOT, J. La investigación-acción en educación. Madrid: Morata, 1990.

REED-DANAHAY, D. (Ed.). Auto/ethnography: rewriting the self and the social. Nueva York: Berg, 1997.

RICHARDSON, V. Conducting research on practice. Educational Researcher, 23 (5), 5-10, 1994.

SAAVEDRA, E. Teacher study groups: contexts for transformative learning and action. Theory into Practice, 35 (4), 271-277, 1996.

SANTILLÁN, M. Protagonismo docente y desarollo profesional: una perspectiva desde la pedagogía del educador argentino Luis F. Iglesias. Tesis doctoral. University of New Mexico, 2002.

SIRVENT, M. T. La investigación participativa aplicada a la renovación curricular. Revista Latinoamericana de innovaciones educativas, 11-74, 1993.

SUÁREZ, D. H. Docentes, narrativa e investigación educativa: La documentación narrativa de lãs práticas docentes y La indagación pedagógica Del mundo y lãs experiencias escolares. In: SVERDLICK, I. (comp). La investigación educativa: Uma herramienta de conocimiento y de acción. Buenos Aires: Noveduc, 2007.

SUÁREZ, D; OCHOA, L. La documentación narrativa de experiências pedagógicas: uma estratégia para la formación docente. Buenos Aires: Ministerio de Educación, Ciencia y Tecnología, 2005.

SVERDLICK, I. La investigación educativa como instrumento de acción, de formación y de cambio. In: SVERDLICK, I. (comp.). La investigación educativa: Uma herramienta de conocimiento y de acción. Buenos Aires: Noveduc, 2007.

ZEICHNER, K. El maestro como profesional reflexivo. Cuadernos de Pedagogía, n. 220, monográfico “El profesorado”. Barcelona, 44-49, 1993.

Downloads

Publicado

29-07-2016

Como Citar

ANDERSON, Gary; HERR, Kathryn. O DOCENTE-PESQUISADOR: A INVESTIGAÇÃO-AÇÃO COMO UMA FORMA VÁLIDA DE GERAÇÃO DE CONHECIMENTOS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 4–24, 2016. DOI: 10.12957/riae.2016.21236. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/21236. Acesso em: 28 mar. 2024.