“MACUMBA É COISA DO DEMÔNIO, TIO!”: DISCUTINDO RELAÇÕES DE PRECONCEITO NA AULA DE MÚSICA

Autores

  • Rafael Ferreira de Souza Mestrando em Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEdu/UNIRIO Integrante da Rede Formad – Rede de Formação Docente: Narrativas e Experiências Professor de Educação Musical do Programa Aprendiz/ Niterói

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2015.16190

Palavras-chave:

Educação Musical, Interculturalidade, Descolonialidade, Lei 10639/03, Lei 11769/08

Resumo

Este artigo trata de uma experiência que imbrica a temática das relações raciais e da educação musical. Como as crianças faziam uso pejorativo da palavra “macumba”, foi preciso discutir tal temática. Para isso, foi realizada a contação de histórias para tentar descontruir as ideias preconcebidas sobre “macumba”. A partir da narrativa da experiência, é discutido o lugar das relações raciais no cotidiano escolar e as possibilidades do trabalho docente para a construção da identidade e da autoestima dos estudantes negros de classes populares. Há, também, o debate da tecedura das relações com a raça/etnia negra no Brasil desde a discussão da Colonialidade e, finalmente, é tratada a ausência de iniciativas concretas para a formação dos professores sobre as relações raciais.

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Publicado

26-08-2015

Como Citar

DE SOUZA, Rafael Ferreira. “MACUMBA É COISA DO DEMÔNIO, TIO!”: DISCUTINDO RELAÇÕES DE PRECONCEITO NA AULA DE MÚSICA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 263–276, 2015. DOI: 10.12957/riae.2015.16190. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/16190. Acesso em: 25 abr. 2024.