A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA, CAMINHO PARA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2015.14378Palavras-chave:
Literatura Afro-brasileira, Literatura Africana, Cultura, Orgulho.Resumo
Resumo: O presente artigo apresenta reflexões sobre o ensino da literatura afro-brasileira e africana dentro da disciplina de língua portuguesa com alunos do ensino médio, e tem como suporte metodológico o método recepcional de Bondini e Aguiar (1993) e as sequencias expandidas de Cosson (2006). O objetivo é o desenvolvimento da leitura reflexiva de textos literários. Por meio do contraponto entre as leituras realizadas e a experiência cotidiana dos alunos, buscou-se desconstruir conceitos e pré-conceitos estabelecidos a respeito da etnia negra na sociedade brasileira. O encaminhamento dos estudos apresenta-se voltado para a intertextualidade e a contextualização, entendendo o texto literário como objeto de significação dentro de uma perspectiva histórico-crítica.
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