A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA, CAMINHO PARA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03

Autores

  • Romilda Oliveira Santos Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Afro Latina da Universidade Federal do Paraná - Coordenação do Profº. Rodrigo Machado Professora da Secretaria do Estado da Educação do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2015.14378

Palavras-chave:

Literatura Afro-brasileira, Literatura Africana, Cultura, Orgulho.

Resumo

Resumo: O presente artigo apresenta reflexões sobre o ensino da literatura afro-brasileira e africana dentro da disciplina de língua portuguesa com alunos do ensino médio, e tem como suporte metodológico o método recepcional de Bondini e Aguiar (1993) e as sequencias expandidas de Cosson (2006). O objetivo é o desenvolvimento da leitura reflexiva de textos literários. Por meio do contraponto entre as leituras realizadas e a experiência cotidiana dos alunos, buscou-se desconstruir conceitos e pré-conceitos estabelecidos a respeito da etnia negra na sociedade brasileira. O encaminhamento dos estudos apresenta-se voltado para a intertextualidade e a contextualização, entendendo o texto literário como objeto de significação dentro de uma perspectiva histórico-crítica.

Biografia do Autor

Romilda Oliveira Santos, Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Afro Latina da Universidade Federal do Paraná - Coordenação do Profº. Rodrigo Machado Professora da Secretaria do Estado da Educação do Paraná

Professora de Rede Estadual de Educação da Secrecretaria do Estado da Educação do Estado do Paraná.

Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Afro Latina da Universidade Federal do Paraná, sob coordenação do Profº. Rodrigo Machado.

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Publicado

26-08-2015

Como Citar

SANTOS, Romilda Oliveira. A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA, CAMINHO PARA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 277–292, 2015. DOI: 10.12957/riae.2015.14378. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/14378. Acesso em: 28 mar. 2024.