ENTRE HISTÓRIAS E NARRATIVAS DOCENTES: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS (COM)PARTILHADAS

Autores

  • Sandro Tiago Figueira Instituto Oswaldo Cruz( PGEBS/IOC/Fiocruz)

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2016.14255

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, Desenvolvimento profissional, Escrita docente.

Resumo

No presente texto pretendo entrecruzar minha escrita docente com as reflexões propiciadas pela Residência Pedagógica com o intuito de evidenciar e ao mesmo tempo conscientizar-me das aprendizagens construídas e (re)construídasnos encontros formativos. Destaco a importância do diálogo com outros colegas de profissão e com a própria universidade para aprofundar e compreender as questões que nos tocam e mobilizam. Entendo que o movimento de (com) partilhar questões e angústias pode possibilitar um melhor enfrentamento das problemáticas que surgemno dia a dia escolar através da partilha de práticas e tomadas de decisão.

Biografia do Autor

Sandro Tiago Figueira, Instituto Oswaldo Cruz( PGEBS/IOC/Fiocruz)

Doutorando em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (PGEBS/IOC/Fiocruz) (2014), área de concentração Ensino formal em Biociências e Saúde. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da FFP-UERJ(2012). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008).Atualmente é docente do primeiro segmento do ensino fundamental e do Programa de Educação de Jovens e Adultos na rede pública municipal do Rio de Janeiro. Integra o grupo de pesquisa Formação de professores, processos e práticas educativas (UERJ). Seus estudos têm como área de concentração Formação de professores, História, Memória e Práticas educativas, atuando principalmente nos seguintes temas: formação continuada de professores, histórias de formação, desenvolvimento profissional e ensino de ciências.

Referências

ALARCÃO, Isabel. A Formação do Professor Reflexivo. In: ALARCÃO, Isabel. Professores Reflexivos em uma Escola Reflexiva. 6ª Ed. São Paulo: Cortez, 2008.

ENGERS, M. E. A. Educação continuada: uma visão multidisciplinar em diferentes tempos e espaços. In: Trajetórias e processos de ensinar e aprender: didática e formação de professores: Livro 1, Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.

FONTOURA, H. A. Percursos de formação e experiências docentes: um estudo com egressos do curso de Pedagogia da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. In: FONTOURA, H. A. Residência pedagógica: percursos de formação e experiências docentes na Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Niterói: Intertexto, 2011

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. Disponível em: .

Acesso em 19 jul. 2014.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

JOSSO, M. C. Caminhar para si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicolleti et. al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EDUFSCar, 2002.

MONTEIRO, F. M. A. Formação continuada de professores em exercício no ensino fundamental: investigando a aprendizagem da docência. Revista Educação Pública, Cuiabá: EDdUFMT, v.15, n.28. 2006. p.59-68.

MONTEIRO, F. M. A. Narrativas: estratégias investigo-formativas para a compreensão dos processos de desenvolvimento e aprendizagem profissional da docência. In: SOUZA, E. C.; PASSEGI, M. C. (Org.) Pesquisa (Auto) biográfica: cotidiano, imaginário e memória. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.

NÓVOA, A. A formação tem que passar por aqui: as histórias de vida no Projeto Prosalus. In: NÓVOA, A.; FINGER, M. O método (auto)biográfico e a formação. São Paulo: Paulus, 2010.

SOUZA, E. C. A arte de contar e trocar experiências: Reflexões teórico-metodológicas

sobre história de vida em formação. Revista Educação em Questão. vol. 25, n. 11, jan/abr. Natal, RN: EDUFRN, 2006, pp. 22-39.

SOUZA, E. C. Modos de narração e discursos da memória: biografização, experiências e formação. In: PASSEGI, M. C.; SOUZA, E. C. (Orgs) (Auto)Biografia: formação, territórios e saberes. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008

SOUZA, E. C. Territórios das escritas do eu: pensar a profissão narrar a vida. Revista eletrônica Educação, Porto Alegre, v.34, n.2, maio/ago. 2011. Disponível em <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8707>. Acesso em 10 out. 2011.

Downloads

Publicado

29-07-2016

Como Citar

FIGUEIRA, Sandro Tiago. ENTRE HISTÓRIAS E NARRATIVAS DOCENTES: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS (COM)PARTILHADAS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 58–72, 2016. DOI: 10.12957/riae.2016.14255. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/14255. Acesso em: 29 mar. 2024.