MICROAÇÕES AFIRMATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – DIÁLOGOS COM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autores

  • Regina de fatima de Jesus Faculdade de Formação de Professores - FFP -Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ;
  • Mairce da Silva Araújo Faculdade de Formação de Professores - FFP -Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ;
  • Luciana Santiago da Silva Rede Municipal de São Gonçalo - EM Profª Zulmira Mathias Netto Ribeiro; Rede Municipal Rio de Janeiro - EDI Antonio Raposo Tavares

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2015.14140

Palavras-chave:

microações afirmativas, práticas pedagógicas, relações étnico-raciais,

Resumo

Este artigo traz ao diálogo situações cotidianas oriundas da prática pedagógica que possibilitaram aprofundar a compreensão sobre o papel docente na efetivação de “microações afirmativas”, ou seja, na construção de uma prática pedagógica antirracista. A pesquisa desenvolvida durante um Mestrado em Educação buscou refletir sobre o processo de construção identitária de uma professora negra e investigar os limites e as possibilidades das contribuições da prática pedagógica para a construção de uma identidade étnico-racial de crianças pequenas, em uma escola pública. As reflexões produzidas ao longo da investigação contribuíram tanto para desvendar, quanto para enfrentar desafios teórico-práticos, que continuam a se colocar na escola e na sociedade brasileira, para a construção de referenciais positivos para a população negra.

 

Biografia do Autor

Regina de fatima de Jesus, Faculdade de Formação de Professores - FFP -Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ;

Regina de Fatima de Jesus – Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2004); Professora Adjunta do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ/FFP; Professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais; Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão Vozes da Educação – Memórias e Histórias das Escolas de São Gonçalo, do DEDU - FFP/ UERJ.

Mairce da Silva Araújo, Faculdade de Formação de Professores - FFP -Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ;

Professora Adjunta do Departamento de Educação da Faculdade de Formação e Professores da UERJ; Professora do PPGGE Mestrado em Educação: processos formativos e desigualdades sociais, Pesquisadora do grupo de pesquisa Vozes da Educação: memória(s), história(s), formação de professores(as).

 

Luciana Santiago da Silva, Rede Municipal de São Gonçalo - EM Profª Zulmira Mathias Netto Ribeiro; Rede Municipal Rio de Janeiro - EDI Antonio Raposo Tavares

Mestre em Educação pelo PPGGE Mestrado em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais; Especialização Ensino da História e Cultura Africanas e afro-brasileiras IFRJ - SG Professora da Rede Municipal de São Gonçalo - EM Profª Zulmira Mathias Netto Ribeiro e  Rede Municipal  Rio de Janeiro - EDI Antonio Raposo Tavares;

Referências

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Publicado

26-08-2015

Como Citar

DE JESUS, Regina de fatima; ARAÚJO, Mairce da Silva; DA SILVA, Luciana Santiago. MICROAÇÕES AFIRMATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – DIÁLOGOS COM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 212–228, 2015. DOI: 10.12957/riae.2015.14140. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/14140. Acesso em: 28 mar. 2024.