Arte e alteridade: dialogando com a escuta das identidades no primeiro ciclo do ensino fundamental

Autores

  • Johnny chaves de Oliveira UFRRJ-IM

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2015.11722

Palavras-chave:

Alteridade, sexualidade, gêneros

Resumo

Doi: 10.12957/riae.2015.11722

O presente trabalho tem por objetivo problematizar as experiências e reflexões decorrentes das rodas de conversas realizadas ao longo de um semestre numa escola municipal da baixada fluminense, integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que tem como intuito articular teoria e prática educacional pautando a valorização do magistério e a formação dos docentes na educação básica. Os encontros foram estruturados visando compreender as relações existentes entre in-disciplina como ruptura nas relações pedagógicas e sexualidade com suas implicações na construção das identidades desses alunos do 4º ano escolar. Dessa forma, reinventando através das produções artísticas a maneira desses estudantes se relacionarem com a escola, com o próprio corpo e com as outras pessoas. A partir das observações e análises evidenciou-se que as dificuldades iniciais de aprendizagem apresentadas por 7 (sete) estudantes “bagunceiros” coexistiam com a emergência de questões sexuais e étnico-raciais, apontando a ausência de um espaço dialógico dentro escola para tais temas transversais previstos nos PCNs, mas que são silenciados, reprimidos ou vigiados pela falsa função social da escola diante do fracasso escolar.

 

 

 

 

Biografia do Autor

Johnny chaves de Oliveira, UFRRJ-IM

Graduando em pedagogia na Universidade Federal Rural do Rio de janeiro - Instituto Multidisciplinar. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) financiada pela CAPES. Tem experiência desde 2012 como instrutor do Curso de Padronização da Instrução do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (SISCEAB) e atua voluntariamente na coordenação pedagógica de um projeto social sediado no Parque de Material de Eletrônica do Rio de Janeiro (PAME-RJ), quartel da Força Aérea Brasileira, localizado na periferia do Caju.

Referências

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Rio de Janeiro: Vozes, 1990.

CHARLOT, B. A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam essa questão. Sociologias, Porto Alegre, ano 4, n. 8, p. 432-443, jul/dez 2002.

CHERVEL, André. L'histoire des disciplines scolaires. Paris: Histoire de L'educacion, n. 38, 1988, p. 59-119.

DE LAURETIS, Teresa (Ed.). Feminist Studies/Critical Studies. Bloomington and Indianapolis: Indiana University Press, 1986.

FARACO, Carlos Alberto. Linguagem e diálogo: as ideias linguísticas de Bakhtin. Curitiba: Criar Edições, 2003.

HECKERT, A. L. C. (2004). Narrativas de Resistência: educação e políticas. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ.

LARROSA, Jorge. Tecnologias do eu e educação. In: SILVA, Tomaz T. (Org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1994.

LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho. Ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

SILVA, M.C.P. (Org.) Sexualidade começa na infância. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007.

SPARGO, Tamisin. Foucault y la teoria queer. Barcelona: Gedisa, 2007.

Downloads

Publicado

18-03-2015

Como Citar

DE OLIVEIRA, Johnny chaves. Arte e alteridade: dialogando com a escuta das identidades no primeiro ciclo do ensino fundamental. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 188–201, 2015. DOI: 10.12957/riae.2015.11722. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/11722. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiências