Inspirando ideias para a Formação Continuada de Educadores

Autores

  • Camila Turati Pessoa Universidade Federal de Uberlândia
  • Silvia Maria Cintra da Silva Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2015.11548

Palavras-chave:

Psicologia Educacional e Escolar, Arte, Formação Continuada de Educadores

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa na qual buscamos compreender como a Psicologia Educacional e Escolar e a Arte podem contribuir para a formação continuada de educadores. Para isto, realizamos um curso de extensão universitária no intuito de refletirmos tanto a respeito de conteúdos teóricos como práticos junto a educadores da rede pública de um município mineiro. A Arte foi fio condutor de todo o curso, sendo abordadas temáticas como artes visuais, teatro, cinema, música e literatura, bem como assuntos que versaram sobre formação continuada de educadores. Os educadores relataram a riqueza deste tipo de proposta tanto para sua formação pessoal como profissional.

Biografia do Autor

Camila Turati Pessoa, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia

Silvia Maria Cintra da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Professora Doutora do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia.

Referências

ABDALLA, M. F. B. A pesquisa-ação como instrumento de análise e avaliação da prática docente. Ensaio: aval. pol .públ .Educ. [online]. v. 13, n. 48, 383-400, jul/set, 2005.

ALMEIDA, C. M. C. Concepções e práticas artísticas na escola. In: FERREIRA, S. (Org.). O ensino das artes: construindo caminhos. 9ª Ed. Campinas: Papirus, 2010, p. 11-38.

ALVARADO-PRADA, L. E.; FREITAS, T. C.; FREITAS, C. A. Formação continuada de professores: alguns conceitos, interesses, necessidades e propostas. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 10, n. 30, 367-387, 2010.

ANTUNES, M. A. M. A Psicologia no Brasil: leitura histórica sobre sua constituição. 5. ed. São Paulo: Educ, 2007.

BACHELARD, G. A poética do devaneio. Tradução: DANESI, A. P. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

BARBOSA, D. R.; SOUZA, M. P. R. Psicologia Educacional ou Escolar? Eis a questão. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v. 16, n. 1, 163-173, 2012.

BARBOSA, R. M.; MARINHO-ARAÚJO, C. M.. Psicologia Escolar no Brasil: considerações e reflexões históricas. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 27, n. 3, 393-402, 2010.

CUNHA, R. C. B.; ARAGÃO, A. M. F. A interlocução como experiência de formação docente. Comunicações (UNIMEP), v. 17, n. 2, 7-19, 2012.

DE ROSSI, V. L. S. Viajantes destemidos sem mapas precisos: professores-formadores. In: VICENTINI, A. A. F.; FARIAS, M. N. O.; SADALLA, A. M. F. A.; PRADO, G. V. T.. (Orgs.), Professor-formador: histórias contadas e cotidianos vividos. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2008.

DICKEL, A. Que sentido há em se falar em professor-pesquisador no contexto atual? Contribuições para o debate. In: GERALDI, C. M. G.; FIORENTINI, D; PEREIRA, E. M. (Orgs.), Cartografias do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas, SP: Mercado das Letras, 1998.

FACCI, M. D. Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor? Um estudo crítico-comparativo da teoria do professor reflexivo, do construtivismo e da psicologia vigotskiana. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

FONTANA, R. C. Mediação pedagógica na sala de aula. 4ª Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

GALDINI, V. R.; AGUIAR, W. M. Intervenção junto a professores da rede pública: potencializando a produção de novos sentidos. In: MEIRA, M. E. M.; ANTUNES, M. A. (Orgs.), Psicologia Escolar: práticas críticas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

GATTI, B. Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista Brasileira de Formação de Professores, v. 1, n. 1, p. 90-102, 2009.

GONZALEZ-REY, F. L. Pesquisa Qualitativa em Psicologia - caminhos e desafios. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2002.

LOPONTE, L. G. Arte e metáforas contemporâneas para pensar infância e educação. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, 112-122, 2008.

MEIRA, M. E. M.. Psicologia Histórico-Cultural: fundamentos, pressupostos e articulações com a psicologia da educação. In: MEIRA, M. E. M.; FACCI, M. G. D. (Orgs.), Psicologia Histórico-Cultural: contribuições para o encontro entre a subjetividade e a educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007.

MEIRA, M. E. M.; ANTUNES, M. A. (Orgs.). Psicologia Escolar: Práticas Críticas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

OLIVEIRA, M. K.; TEIXEIRA, E. A questão da periodização do desenvolvimento psicológico. In: OLIVEIRA, M. K.; REGO, T. C.; SOUZA, D. T. (Orgs.), Psicologia, Educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna, 2002.

OLIVEIRA, V. F.; ALVARADO-PRADA, L. E. Concepções e políticas de Formação Continuada de Professores: sua construção. Ensino em Re-vista (UFU. Impresso), v. 17, 111-133, 2010.

PIMENTA, S. G. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil - uma gênese crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.

PINO, A. As marcas do humano: às origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev S. Vigotski. São Paulo: Cortez, 2005.

ROPELATO, C. C. S. Corpo-a-corpo com a escola. In: VICENTINI, A. A. F.; FARIAS, M. N. O.; SADALLA, A. M. F. A.; PRADO, G. V. T.. (Orgs.), Professor-formador: histórias contadas e cotidianos vividos. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2008.

SILVA, S. M. C. Psicologia escolar e arte: uma proposta para a formação e atuação profissional. Campinas, SP: Editora Alínea, 2005.

SILVA, S. M. C.; ALMEIDA, C. M. C.; FERREIRA, S. Apropriação cultural e mediação pedagógica: contribuições de Vigotski na discussão do tema. Psicologia em Estudo, v. 16, n. 2, 219-288, junho, 2011.

SNYDERS, G. Alunos Felizes - Reflexão sobre a alegria na escola a partir de textos literários. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.

SOARES, P. G.; MARINHO-ARAÚJO, C. M. Práticas Emergentes em Psicologia Escolar: a mediação no desenvolvimento de competência dos educadores sociais. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (Online), 14(1), 45-54, 2010.

SOLIGO, R.; PRADO, G. V. T. Quem forma quem afinal? In: VICENTINI, A. A. F.; FARIAS, M. N. O.; SADALLA, A. M. F. A.; PRADO, G. V. T. (Orgs.), Professor-formador: histórias contadas e cotidianos vividos. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2008.

SOUSA, D. T. A formação contínua de professores como estratégia fundamental para a melhoria da qualidade de ensino: uma reflexão crítica. In: OLIVEIRA, M. K.; REGO, T. C.; SOUZA, D. T. (Orgs.). Psicologia, Educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna, 2002.

SOUZA, M. P. R. Psicologia Escolar e políticas públicas em Educação: desafios contemporâneos. Em Aberto, v. 23, 129-149, 2010.

STRAZZACAPPA, M. Dançando da chuva... e no chão de cimento. In: FERREIRA, S. (Org.). O ensino das artes: construindo caminhos. 9ª Ed. Campinas: Papirus, 2010.

TANAMACHI, E. R.; MEIRA, M. E. M. A atuação do psicólogo como expressão do pensamento crítico em psicologia e educação. MEIRA, M. E. M.; ANTUNES, M. A. (Orgs.). Psicologia Escolar: Práticas Críticas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educ. Pesqui. [online]. v. 31, n. 3, 443-466, 2005.

VICENTINI, A. A. F.; SADALLA, A. M. F. A. Narrações de lugares em construção: a emergência, os dramas e os sentidos do professor-formador. In: VICENTINI, A. A. F.; FARIAS, M. N. O.; SADALLA, A. M. F. A.; PRADO, G. V. T. (Orgs.). Professor-formador: histórias contadas e cotidianos vividos. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2008.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia da Arte. Tradução BEZERRA, P. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

VIGOTSKI, L. S. A psicologia e o professor. In: VIGOTSKI, L. S. Psicologia Pedagógica. Tradução SCHILLING, C. Porto Alegre: Artmed, 2003.

VIGOTSKI, L. S. Imaginação e Criação na Infância (Comentários Ana Luiza Smolka). Tradução PRESTES, Z. R. São Paulo: Ática, 2009.

VILLELA, D. P. O projeto político-pedagógico e a formação de professores. In: ALVES, C. P.; SASS, O. (Orgs.), Formação de Professores e campos de conhecimento. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. Tradução CAMARGO, J. L. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

Downloads

Publicado

26-08-2015

Como Citar

PESSOA, Camila Turati; SILVA, Silvia Maria Cintra da. Inspirando ideias para a Formação Continuada de Educadores. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 349–371, 2015. DOI: 10.12957/riae.2015.11548. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/11548. Acesso em: 16 abr. 2024.