Inspirando ideias para a Formação Continuada de Educadores

Camila Turati Pessoa, Silvia Maria Cintra da Silva

Resumo


Este artigo é resultado de uma pesquisa na qual buscamos compreender como a Psicologia Educacional e Escolar e a Arte podem contribuir para a formação continuada de educadores. Para isto, realizamos um curso de extensão universitária no intuito de refletirmos tanto a respeito de conteúdos teóricos como práticos junto a educadores da rede pública de um município mineiro. A Arte foi fio condutor de todo o curso, sendo abordadas temáticas como artes visuais, teatro, cinema, música e literatura, bem como assuntos que versaram sobre formação continuada de educadores. Os educadores relataram a riqueza deste tipo de proposta tanto para sua formação pessoal como profissional.


Palavras-chave


Psicologia Educacional e Escolar; Arte; Formação Continuada de Educadores

Texto completo:

PDF

Referências


ABDALLA, M. F. B. A pesquisa-ação como instrumento de análise e avaliação da prática docente. Ensaio: aval. pol .públ .Educ. [online]. v. 13, n. 48, 383-400, jul/set, 2005.

ALMEIDA, C. M. C. Concepções e práticas artísticas na escola. In: FERREIRA, S. (Org.). O ensino das artes: construindo caminhos. 9ª Ed. Campinas: Papirus, 2010, p. 11-38.

ALVARADO-PRADA, L. E.; FREITAS, T. C.; FREITAS, C. A. Formação continuada de professores: alguns conceitos, interesses, necessidades e propostas. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 10, n. 30, 367-387, 2010.

ANTUNES, M. A. M. A Psicologia no Brasil: leitura histórica sobre sua constituição. 5. ed. São Paulo: Educ, 2007.

BACHELARD, G. A poética do devaneio. Tradução: DANESI, A. P. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

BARBOSA, D. R.; SOUZA, M. P. R. Psicologia Educacional ou Escolar? Eis a questão. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v. 16, n. 1, 163-173, 2012.

BARBOSA, R. M.; MARINHO-ARAÚJO, C. M.. Psicologia Escolar no Brasil: considerações e reflexões históricas. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 27, n. 3, 393-402, 2010.

CUNHA, R. C. B.; ARAGÃO, A. M. F. A interlocução como experiência de formação docente. Comunicações (UNIMEP), v. 17, n. 2, 7-19, 2012.

DE ROSSI, V. L. S. Viajantes destemidos sem mapas precisos: professores-formadores. In: VICENTINI, A. A. F.; FARIAS, M. N. O.; SADALLA, A. M. F. A.; PRADO, G. V. T.. (Orgs.), Professor-formador: histórias contadas e cotidianos vividos. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2008.

DICKEL, A. Que sentido há em se falar em professor-pesquisador no contexto atual? Contribuições para o debate. In: GERALDI, C. M. G.; FIORENTINI, D; PEREIRA, E. M. (Orgs.), Cartografias do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas, SP: Mercado das Letras, 1998.

FACCI, M. D. Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor? Um estudo crítico-comparativo da teoria do professor reflexivo, do construtivismo e da psicologia vigotskiana. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

FONTANA, R. C. Mediação pedagógica na sala de aula. 4ª Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

GALDINI, V. R.; AGUIAR, W. M. Intervenção junto a professores da rede pública: potencializando a produção de novos sentidos. In: MEIRA, M. E. M.; ANTUNES, M. A. (Orgs.), Psicologia Escolar: práticas críticas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

GATTI, B. Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista Brasileira de Formação de Professores, v. 1, n. 1, p. 90-102, 2009.

GONZALEZ-REY, F. L. Pesquisa Qualitativa em Psicologia - caminhos e desafios. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2002.

LOPONTE, L. G. Arte e metáforas contemporâneas para pensar infância e educação. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, 112-122, 2008.

MEIRA, M. E. M.. Psicologia Histórico-Cultural: fundamentos, pressupostos e articulações com a psicologia da educação. In: MEIRA, M. E. M.; FACCI, M. G. D. (Orgs.), Psicologia Histórico-Cultural: contribuições para o encontro entre a subjetividade e a educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007.

MEIRA, M. E. M.; ANTUNES, M. A. (Orgs.). Psicologia Escolar: Práticas Críticas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

OLIVEIRA, M. K.; TEIXEIRA, E. A questão da periodização do desenvolvimento psicológico. In: OLIVEIRA, M. K.; REGO, T. C.; SOUZA, D. T. (Orgs.), Psicologia, Educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna, 2002.

OLIVEIRA, V. F.; ALVARADO-PRADA, L. E. Concepções e políticas de Formação Continuada de Professores: sua construção. Ensino em Re-vista (UFU. Impresso), v. 17, 111-133, 2010.

PIMENTA, S. G. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil - uma gênese crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.

PINO, A. As marcas do humano: às origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev S. Vigotski. São Paulo: Cortez, 2005.

ROPELATO, C. C. S. Corpo-a-corpo com a escola. In: VICENTINI, A. A. F.; FARIAS, M. N. O.; SADALLA, A. M. F. A.; PRADO, G. V. T.. (Orgs.), Professor-formador: histórias contadas e cotidianos vividos. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2008.

SILVA, S. M. C. Psicologia escolar e arte: uma proposta para a formação e atuação profissional. Campinas, SP: Editora Alínea, 2005.

SILVA, S. M. C.; ALMEIDA, C. M. C.; FERREIRA, S. Apropriação cultural e mediação pedagógica: contribuições de Vigotski na discussão do tema. Psicologia em Estudo, v. 16, n. 2, 219-288, junho, 2011.

SNYDERS, G. Alunos Felizes - Reflexão sobre a alegria na escola a partir de textos literários. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.

SOARES, P. G.; MARINHO-ARAÚJO, C. M. Práticas Emergentes em Psicologia Escolar: a mediação no desenvolvimento de competência dos educadores sociais. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (Online), 14(1), 45-54, 2010.

SOLIGO, R.; PRADO, G. V. T. Quem forma quem afinal? In: VICENTINI, A. A. F.; FARIAS, M. N. O.; SADALLA, A. M. F. A.; PRADO, G. V. T. (Orgs.), Professor-formador: histórias contadas e cotidianos vividos. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2008.

SOUSA, D. T. A formação contínua de professores como estratégia fundamental para a melhoria da qualidade de ensino: uma reflexão crítica. In: OLIVEIRA, M. K.; REGO, T. C.; SOUZA, D. T. (Orgs.). Psicologia, Educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna, 2002.

SOUZA, M. P. R. Psicologia Escolar e políticas públicas em Educação: desafios contemporâneos. Em Aberto, v. 23, 129-149, 2010.

STRAZZACAPPA, M. Dançando da chuva... e no chão de cimento. In: FERREIRA, S. (Org.). O ensino das artes: construindo caminhos. 9ª Ed. Campinas: Papirus, 2010.

TANAMACHI, E. R.; MEIRA, M. E. M. A atuação do psicólogo como expressão do pensamento crítico em psicologia e educação. MEIRA, M. E. M.; ANTUNES, M. A. (Orgs.). Psicologia Escolar: Práticas Críticas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educ. Pesqui. [online]. v. 31, n. 3, 443-466, 2005.

VICENTINI, A. A. F.; SADALLA, A. M. F. A. Narrações de lugares em construção: a emergência, os dramas e os sentidos do professor-formador. In: VICENTINI, A. A. F.; FARIAS, M. N. O.; SADALLA, A. M. F. A.; PRADO, G. V. T. (Orgs.). Professor-formador: histórias contadas e cotidianos vividos. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2008.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia da Arte. Tradução BEZERRA, P. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

VIGOTSKI, L. S. A psicologia e o professor. In: VIGOTSKI, L. S. Psicologia Pedagógica. Tradução SCHILLING, C. Porto Alegre: Artmed, 2003.

VIGOTSKI, L. S. Imaginação e Criação na Infância (Comentários Ana Luiza Smolka). Tradução PRESTES, Z. R. São Paulo: Ática, 2009.

VILLELA, D. P. O projeto político-pedagógico e a formação de professores. In: ALVES, C. P.; SASS, O. (Orgs.), Formação de Professores e campos de conhecimento. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. Tradução CAMARGO, J. L. São Paulo: Martins Fontes, 1987.




DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2015.11548

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


e-ISSN: 2359-6856

 


Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 

 

Indexada em:


 

 

Realização: