n. 21 (2012)

RFD- Revista da Faculdade de Direito da UERJ

Editorial

Apresentamos o 21º número da Revista da Faculdade de Direito da UERJ. Nesta edição, reunimos dez novos de artigos que refletem temas de grande relevância para a produção de pesquisa em direito no Brasil. São artigos de doutores, mestres e estudantes de diferentes regiões do país, ficados nas áreas de teoria do direito, direito constitucional, direito da cidade, direito penal e direito civil.

Contamos com a contribuição do professor da casa, Luis Roberto Barroso, com o artigo “Constituição, Democracia e supremacia judicial: direito e política no Brasil contemporâneo”. Neste trabalho, o autor discute as relações direito, política e democracia sob a perspectiva da judicialização das relações sociais e do ativismo judicial.

Bernardo Gomes Barbosa Nogueira e Helimar Fialho Guimarães apresentam o artigo “A Constitucionalização do Direito Civil e seus reflexos na responsabilidade civil”, em que discutem a reparação de danos à luz do princípio da dignidade da pessoa humana e das demais garantias fundamentais. Em “A teoria argumentativa”, Abhner Youssif Mota Arabi, trata do método da ponderação de Robert Alexy e seu uso nos Tribunais Constitucionais.

Sávio Guimarães Rodrigues, em “Critérios de Seleção de Bens Jurídico-Penais: em busca de um conteúdo material para o princípio da fragmentariedade”, reflete sobre a teoria do bem jurídico e sua influência na elaboração das normas incriminadoras. Ainda no campo do direito penal, Mariana Thomé de Moraes, em “O Direito à não auto-incriminação – a problemática do teste do bafômetro”, propõe soluções aptas a superar as controvérsias existentes conservando intactos direitos e garantias fundamentais.

Na intersecção entre os campos da filosofia do direito e do direito da cidade, apresentamos o artigo de Daniel Queiroz Pereira, Justiça e Reconhecimento: análise do direito à moradia à luz das teorias de Axel Honneth e Nancy Fraser. Neste trabalho, o autor demonstra a retomada do termo hegeliano “reconhecimento” e sua utilidade para discussão dos fenômenos urbanos para tornar os indivíduos relegados às “cidades informais”, caracterizadas pelas áreas onde se localizam as favelas e loteamentos populares irregulares, verdadeiros partícipes via reconhecimento.

Rayneider Brunelli Oliveira Fernandes, em “O iminente fim da imunidade tributária da INFRAERO (?)”, examina os diversos parâmetros utilizados pela doutrina e pelos tribunais brasileiros para distinguir as empresas estatais que são concessionárias de serviço público daquelas que praticam a atividade econômica. Luciane Martins Carneiro de Sousa, em “O Direito de ter propriedade”, reflete sobre as teorias da propriedade, demonstrando o estreito vínculo desse direito com a natureza humana.

Alexandre Garrido da Silva e Ilmar Pereira do Amaral Júnior, em “O sistema dos direitos: direitos humanos e democracia no paradigma procedimental do discurso”, discutem a conciliação da dicotomia autonomia pública/autonomia privada, no Estado constitucional de direito, a partir da obra de Jürgen Habermas.

Por fim, Orlando Luiz Zanon Junior, em “Limitações infraconstitucionais aos direitos fundamentais”, analisa a distinção entre normas meramente reguladoras e restritivas de direitos fundamentais e desenvolve duas proposições teóricas para a solução da problemática.

Com este rol de artigos de grande qualidade, a Faculdade de Direito da UERJ e seu programa de Pós-Graduação seguem incentivando a ampliação e consolidação de ferramentas de divulgação do pensamento científico jurídico da academia brasileira. Desejamos a todos uma excelente leitura!

Sumário

Artigos

Daniel Queiroz Pereira
PDF
Helimar Fialho Guimaraes, Bernardo Gomes Barbosa Nogueira
PDF
Luís Roberto Barroso
PDF
Savio Guimarães Rodrigues
PDF
Mariana Thomé de Moraes
Rayneider Brunelli Oliveira Fernandes
PDF
Orlando Luiz Zanon Junior
PDF
Luciane Martins Carneiro de Sousa
PDF
Abhner Youssif Mota Arabi
PDF
Alexandre Garrido da Silva, Ilmar Pereira do Amaral Júnior
PDF