A CLÁUSULA SOCIAL NO COMÉRCIO INTERNACIONAL ATUAL: DO MULTILATERALISMO AO REGIONALISMO

Autores

  • Rebecca Paradellas Barrozo Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.12957/rfd.2021.42586

Palavras-chave:

Cláusula social. Comércio internacional. Padrões trabalhistas. Dumping social.

Resumo

A interação entre comércio e direitos trabalhistas nem sempre foi considerada harmoniosa. Por um lado, a busca pela obtenção de vantagens comerciais a menores custos é, algumas vezes, conflituosa com os ideais de promoção de padrões laborais. Por outro, a não conciliação entre esses dois fatores é classificada por alguns países, no âmbito do contexto multilateral do comércio, como uma prática de dumping social. O objetivo do presente trabalho é estudar o atual tratamento das cláusulas sociais nas sistemáticas da União Europeia e dos Estados Unidos, promover análises e realizar comparações entre os dois modelos. O primeiro capítulo do artigo analisará o conceito de cláusula social, realizará o histórico do tema no âmbito multilateral, discutirá os motivos de sua não adoção pela OMC e avaliará quais os perigos de sua inserção ou não inserção no contexto multilateral do comércio. O segundo capítulo, por sua vez, investigará os standards trabalhistas existentes em acordos comerciais internacionais dos Estados Unidos e da União Europeia e promoverá considerações sobre eles.

 

10.12957/rfd.2021.42586

Biografia do Autor

Rebecca Paradellas Barrozo, Universidade de Coimbra

Doutoranda em Direito na Universidade de Coimbra (Portugal), mestre em Relações Internacionais e bacharel em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

2021-08-11

Como Citar

Barrozo, R. P. (2021). A CLÁUSULA SOCIAL NO COMÉRCIO INTERNACIONAL ATUAL: DO MULTILATERALISMO AO REGIONALISMO. Revista Da Faculdade De Direito Da UERJ - RFD, (39), 43–69. https://doi.org/10.12957/rfd.2021.42586