RESPONSABILIDADE JURÍDICA PELO USO DE AGROTÓXICOS NO BRASIL

Autores

  • Larissa Camapum de Souza Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.12957/rfd.2018.28284

Palavras-chave:

Agrotóxicos, responsabilidade jurídica, responsabilidade administrativa, responsabilidade penal, responsabilidade civil.

Resumo

A proposta do presente trabalho ocupa-se de analisar o ordenamento juríico brasileiro quanto à previsão de responsabilidades advindas do uso de agrotóxicos. A pesquisa parte preponderantemente da Lei de Agrotóxicos, o que não significa que o instituto da responsabilidade está a ela limitado. As responsabilidades administrativa, penal e civil são brevemente diferenciadas e individuamente analisadas, sendo que primeiramente aborda-se de forma bastante resumida aspectos gerais da teoria da responsabilidade pertinente a cada uma delas e, em seguida, como são estabelecidas à luz da legislação de agrotóxicos. Apesar de não ter como função o impedimento dos danos, a responsabilização do agente causador ao menos contribui para a reparação da vítima e da coletividade.

Biografia do Autor

Larissa Camapum de Souza, Universidade Federal de Goiás

Graduada no curso de Direito da Universidade Federal de Goiás e Mestra em Direito Agrário pela mesma instituição. É também Advogada em Goiânia.

Downloads

Publicado

2019-01-15

Como Citar

Camapum de Souza, L. (2019). RESPONSABILIDADE JURÍDICA PELO USO DE AGROTÓXICOS NO BRASIL. Revista Da Faculdade De Direito Da UERJ - RFD, (34), 256–280. https://doi.org/10.12957/rfd.2018.28284