RESPONSABILIDADE JURÍDICA PELO USO DE AGROTÓXICOS NO BRASIL

Larissa Camapum de Souza

Resumo


A proposta do presente trabalho ocupa-se de analisar o ordenamento juríico brasileiro quanto à previsão de responsabilidades advindas do uso de agrotóxicos. A pesquisa parte preponderantemente da Lei de Agrotóxicos, o que não significa que o instituto da responsabilidade está a ela limitado. As responsabilidades administrativa, penal e civil são brevemente diferenciadas e individuamente analisadas, sendo que primeiramente aborda-se de forma bastante resumida aspectos gerais da teoria da responsabilidade pertinente a cada uma delas e, em seguida, como são estabelecidas à luz da legislação de agrotóxicos. Apesar de não ter como função o impedimento dos danos, a responsabilização do agente causador ao menos contribui para a reparação da vítima e da coletividade.


Palavras-chave


Agrotóxicos; responsabilidade jurídica; responsabilidade administrativa; responsabilidade penal; responsabilidade civil.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/rfd.2018.28284

Indexada em:

Journals for Free

Endereço: Campus Maracanã, Pavilhão João Lyra Filho, 7º andar, Bloco F, sala 7123 Para atendimentos, agende um horário, através do e-mail: rfd.uerj@gmail.com  Telefones: (21) 2334-0507 e (21) 2334-2157. ISSN: 22363475.