Avaliações externas em nível superior e os cursos de Direito no Brasil

Autores

  • Emerson Ademir Borges de Oliveira Universidade de Marília

DOI:

https://doi.org/10.12957/rfd.2017.21860

Palavras-chave:

1. Avaliações Externas. 2. Direito. 3. Ensino Superior.

Resumo

DOI: 10.12957/rfd.2017.21860

O presente trabalho tem por escopo avaliar, primeiramente, a importância da temática das avaliações externas e seu desenvolvimento direcionado ao ensino superior, mormente em nível bibliográfico. A partir deste pressuposto, a pesquisa tem por intento a análise quanto aos aspectos qualitativo e quantitativo dos cursos de Direito no Brasil, no que tange ao aspecto bibliográfico e também estatístico. Coordenando ambas diretrizes, então, propomo-nos, enquanto objetivo principal, analisar em que medida o instituto das avaliações externas pode servir à melhoria da qualidade dos cursos de Direito no Brasil, como, por exemplo, valer-se do Exame de Ordem enquanto etapa de avaliação e de possível restrição a novos cursos e aos cursos já existentes.

Biografia do Autor

Emerson Ademir Borges de Oliveira, Universidade de Marília

Mestre e Doutor em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutorando em Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra. Professor Assistente Doutor na Universidade de Marília nos Cursos de Graduação e Mestrado em Direito. Advogado.

Downloads

Publicado

2017-06-21

Como Citar

Borges de Oliveira, E. A. (2017). Avaliações externas em nível superior e os cursos de Direito no Brasil. Revista Da Faculdade De Direito Da UERJ - RFD, (31), 127–143. https://doi.org/10.12957/rfd.2017.21860