O DIREITO AO LAZER DO PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Marcela Semeghini Pereira ASSOCIAÇÃO DE ENSINO DE MARÍLIA - UNIMAR

DOI:

https://doi.org/10.12957/rfd.2016.14685

Palavras-chave:

Professor. Tempo de Vida. Precarização. Ordem Econômica.

Resumo

Este artigo analisou a precarização do trabalho docente, com foco no ensino superior, abordando a articulação entre tempo de trabalho e tempo de vida dos professores, e a importância deste profissional para a manutenção e desenvolvimento da ordem economica brasileira. Apresentou as relações do tempo de trabalho com o tempo de vida, e a necessidade da eficácia do Direito ao Lazer para garantir a fruição deste momento. Analisou a legislação vigente que ampara o trabalhador, expondo o contido na Constituição Federal de 1988 e na Consolidação das Leis do Trabalho, dando destaque para jornada de trabalho e a utilização do tempo livre. Apresentou a forma de ser do trabalho docente na atualidade, as inovações tecnológicas, organização do trabalho e o modo de gestão. Também foram verificadas as condições existenciais de produção do conhecimento e em que medida o conhecimento tornou-se mercadoria comercializável e geradora de lucro. Investigou-se o modo de organização do tempo disponivel como tempo de vida e lazer dos professores e os impactos das condições objetivas do trabalho docente sobre a saúde e qualidade de vida destes profissionais. Utilizou-se o método dialético e pesquisa bibliográfica, recorrendo ao procedimento dedutivo.

DOI: 10.12957/rfd.2016.14685

Biografia do Autor

Marcela Semeghini Pereira, ASSOCIAÇÃO DE ENSINO DE MARÍLIA - UNIMAR

Direito: direito empresarial e economico

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Publicado

2016-12-12

Como Citar

Pereira, M. S. (2016). O DIREITO AO LAZER DO PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR. Revista Da Faculdade De Direito Da UERJ - RFD, (30), 55–76. https://doi.org/10.12957/rfd.2016.14685