DIÁLOGOS INTERCULTURAIS ENTRE O OCIDENTE E O ORIENTE: O DISCURSO OCIDENTAL COMO FORMA DE EXCLUSÃO DA CULTURA ÁRABE

Autores

  • Gabrielle Tesser Gugel Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.12957/rfd.2016.14404

Palavras-chave:

ocidente, árabe, diálogo intercultural

Resumo

O presente texto tem por objetivo uma reflexão sobre como o discurso dos Estados pan-europeus legitima a exclusão da importância política dos Estados árabes e promove meios para uniformização da sua cultura. Para isso, inicia-se a análise sobre as transformações ocorridas ao longo dos anos no modo com que o ocidente relaciona-se com o oriente, culminando com as recentes observações de Ana Paula Tostes e Judith Butler sobre o discurso ocidental, além de abordar a importância da biopolítica para essa reflexão. Recentemente as discussões envolvendo a universalização dos direitos humanos estão demonstrando a ocorrência de uma uniformização da cultura árabe devido a imposição da cultura ocidental, o que dificulta ainda mais a promoção de diálogos interculturais.

DOI: 10.12957/rfd.2016.14404

Biografia do Autor

Gabrielle Tesser Gugel, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Mestre em Direito Público pela UNISINOS. Bacharel em Direito pela Universidade de Caxias do Sul. Advogada. Presidente da Associação Nacional dos Emigrados e Ex-emigrados das Américas e Austrália - Brasil.

Downloads

Publicado

2016-06-25

Como Citar

Tesser Gugel, G. (2016). DIÁLOGOS INTERCULTURAIS ENTRE O OCIDENTE E O ORIENTE: O DISCURSO OCIDENTAL COMO FORMA DE EXCLUSÃO DA CULTURA ÁRABE. Revista Da Faculdade De Direito Da UERJ - RFD, (29), 86–105. https://doi.org/10.12957/rfd.2016.14404