JUVENTUDE E CRIMINALIDADE SOB A PERSPECTIVA DA ESCOLA DE CHICAGO

Autores

  • Marconi Ó Catão UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB
  • Mariana Cavalcanti Pereira UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE-UFCG

DOI:

https://doi.org/10.12957/rfd.2015.10401

Palavras-chave:

Escola de Chicago, Ecologia Humana, Juventude, Criminalidade/Violência

Resumo

Este texto objetiva, a partir das crescentes referências bibliográficas relacionadas com a juventude e a criminalidade, realizar uma análise desta dupla relação, utilizando-se, para tanto, das contribuições advindas da Escola de Chicago, tendo a Ecologia Humana como sua mais importante teoria, onde irá estabelecer a cidade como seu principal laboratório, mais especificamente, nas comunidades que habitam em áreas urbanas degradadas, verificando os fatores potencializadores de diversos problemas sociais, sobretudo, da violência urbana. Nesse contexto, deu-se uma especial atenção aos fenômenos sociais abrangendo os jovens, buscando-se compreender os elementos que prevalecem nesta faixa etária, concorrendo para o ingresso na criminalidade. Além do mais, no decorrer deste estudo, verificou-se a necessidade de uma mudança de paradigmas no tratamento dos jovens em conflito com a lei, pensando-se, principalmente, em uma nova política de prevenção, abandonando, assim o modelo clássico de repressão. Quanto aos aspectos metodológicos, utilizamos o procedimento analítico-descritivo, tendo sido realizado um levantamento bibliográfico nas literaturas nacional e internacional que dizem respeito à matéria. De maneira que a justificativa do desenvolvimento deste trabalho é no sentido de apresentar as principais referências conceituais e teóricas que compõem o estudo realizado pela Escola de Chicago como um parâmetro para consequentes reflexões sobre a necessidade de integração entre as diferentes áreas do saber, com posteriores aplicações no âmbito das cidades brasileiras, para que então seja possível conhecermos de fato os problemas que assolam nossa realidade, particularmente para o auxílio das Ciências Jurídicas, que jamais devem permanecer na inércia, necessitando sempre de constantes adaptações à sociedade contemporânea.

DOI: 10.12957/rfd.2015.10401

Biografia do Autor

Marconi Ó Catão, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB

Prof. do Dept. de Direito Privado do Centro de Ciências Jurídicas da UEPB; Doutorado em sociologia, pela UFPB; Mestrado em direito, pela UFC; Doutorando em direito, pela UERJ.

Mariana Cavalcanti Pereira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE-UFCG

Mestranda em Ciências Sociais, pela Universidade Federal de Campina Grande-PB - UFCG;  Graduação em Direito, pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB.

Downloads

Publicado

2015-12-23

Como Citar

Catão, M. Ó, & Pereira, M. C. (2015). JUVENTUDE E CRIMINALIDADE SOB A PERSPECTIVA DA ESCOLA DE CHICAGO. Revista Da Faculdade De Direito Da UERJ - RFD, (28), 131–156. https://doi.org/10.12957/rfd.2015.10401