A EPOPEIA BRASILEIRA E O ANTI-HERÓI PERIGOSO: Breve estudo sobre as contribuições da literatura ao estudo do Direito a partir de Os Sertões, de Euclides da Cunha / THE BRAZILIAN EPOPEE AND DANGEROUS ANTI-HERO: Brief study on the contributions of ...

Autores

  • Ellen Rodrigues UERJ
  • Mara Vieira de Oliveira UNESA

DOI:

https://doi.org/10.12957/rfd.2014.10349

Palavras-chave:

Direito, Literatura, Realismo, Positivismo, Política Criminal

Resumo

DOI:http://dx.doi.org/10.12957/10.12957/rfd.2014.10349

O presente trabalho destaca a importância da arte como veículo propulsor de um método de aprendizagem que privilegia a interdisciplinaridade e a intersubjetividade como possibilidades de se pensar o Direito para além da letra da lei. Elegeu-se como recorte da relação entre o Direito e a Literatura a obra Os Sertões de Euclides da Cunha, tendo como objetivo identificar traços presentes na narrativa literária que permitam ao estudante de Direito tornar mais palatável a compreensão dos diferentes aspectos da política criminal levada a efeito no Brasil na transição do século XIX para o XX.

Biografia do Autor

Ellen Rodrigues, UERJ

Doutoranda em Direito Penal (UERJ), Mestre em Ciências Sociais (UFJF), Professora de Direito Penal e Criminologia da Faculdade de Direito da UFJF.

 

Mara Vieira de Oliveira, UNESA

Doutora em Letras (UFF), Mestre em Letras (UFJF), Professora nos cursos de Direito da Faculdade Estácio de Sá – Campus Juiz de Fora/MG.

Publicado

2014-06-27

Como Citar

Rodrigues, E., & Oliveira, M. V. de. (2014). A EPOPEIA BRASILEIRA E O ANTI-HERÓI PERIGOSO: Breve estudo sobre as contribuições da literatura ao estudo do Direito a partir de Os Sertões, de Euclides da Cunha / THE BRAZILIAN EPOPEE AND DANGEROUS ANTI-HERO: Brief study on the contributions of . Revista Da Faculdade De Direito Da UERJ - RFD, (25), 53–75. https://doi.org/10.12957/rfd.2014.10349