- Foco e Escopo
- Políticas de Seção
- Processo de Avaliação pelos Pares
- Periodicidade
- Política de Acesso Livre
- Arquivamento
- Indexadores
- Política de Avaliação
Foco e Escopo
A Revista da Faculdade de Direito da UERJ é uma ferramenta de divulgação do conhecimento científico jurídico e tem o objetivo principal de disseminar pesquisas realizadas para este público. A submissão de artigos na Revista é aberta a interessados de quaisquer Instituições de ensino e pesquisa, profissionais da área, discentes e docentes.
MISSÃO
Fomentar e divulgar a produção acadêmica em direito no Brasil, contribuindo para a construção de uma esfera acadêmica de excelência, plural e democrática no país.
HISTÓRICO
A Revista da Faculdade de Direito da UERJ é uma publicação semestral, permanente, bilíngue, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Direito da UERJ, um dos mais tradicionais no Brasil. Em 2010, a revista passou por um amplo processo de reformulação, alterando suas políticas editoriais com a finalidade atender os padrões de excelência científica estabelecidos pelas agências de Estado e bases de indexação da comunidade acadêmica. Nesse processo, a Revista foi totalmente atualizada e digitalizada, sendo transferida para base online do portal de publicações da UERJ, no sistema SEER, passando a ser publicada semestralmente.
A Revista publica artigos de professores, pesquisadores, estudantes de pós-graduação de instituições de ensino de todo país que possuem os títulos de Mestre, Doutorando, Doutor ou Pós-Doutor. Todos os trabalhos são avaliados pelo sistema de double blind review, a fim de garantir a qualidade das edições. A Faculdade de Direito da UERJ conta com um setor de publicações que dá apoio aos editores chefes da Revista, auxiliando no processo editorial, chamada de artigos, edição de texto e design gráfico dos periódicos.
Políticas de Seção
Artigos
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Processo de Avaliação pelos Pares
As normas éticas da RFD estão de acordo às diretrizes indicadas pelo Committee on Publication Ethics – COPE. O COPE é um fórum de editores de revistas científicas que discute aspectos da ética na área de revistas eletrônicas. Abaixo, listamos normas éticas seguidas pela equipe editorial da Revista para as publicações. CÓDIGO DE CONDUTA PARA REVISTAS EDITORIAIS Os editores devem ser responsáveis por tudo o que é publicado em suas revistas. Eles devem: Os editores gerentes devem trabalhar com editores de revistas para:
Periodicidade
A Periodicidade da RFD é semestral e On-line
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...
Indexadores
DOAJ: http://www.doaj.org/openurl?genre=journal&issn=22363475
Latindex: http://www.latindex.unam.mx/buscador/ficRev.html?folio=21530&opcion=1
Diretório do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER/Ibict: http://seer.ibict.br/
Diadorim - Ibict: http://diadorim.ibict.br/handle/1/347
Política de Avaliação
A análise e avaliação dos artigos submetidos à Revista da Faculdade de Direito da UERJ se dá por meio da política de avaliação pelos pares.
A primeira etapa do processo de avaliação ocorre quando o editor recebe o artigo submetido à revista e confere o arquivo enviado, para confirmar a ausência de identificação de autoria, o que é essencial para a garantia de uma avaliação imparcial e segura. No mesmo momento, faz-se a verificação da observância no arquivo submetido de outras normas exigidas pelo periódico, tais como o respeito aos limites de páginas.
O passo seguinte é o direcionamento do artigo para dois avaliadores diferentes, sendo utilizados dois critérios para a seleção desses pareceristas: i) a área de interesse do avaliador; ii) a quantidade de artigos em avaliação pelo parecerista, a fim de não sobrecarregar qualquer avaliador.
A partir da escolha, o editor designa os avaliadores e seleciona o formulário de avaliação a ser por eles preenchido (enviado em anexo, juntamente com esta solicitação de avaliação do periódico). Em seguida, o editor envia e-mail aos pareceristas, comunicando a escolha, consultando a disponibilidade e solicitando o parecer.
O avaliador pode aceitar ou não o convite. Caso não o aceite, o editor recebe um e-mail com a notícia e seleciona outro avaliador; já se houver aceitação, o parecerista deve realizar a análise e avaliação em vinte dias, sendo tal prazo prorrogável por mais dez dias. Ao fim da missão, o parecerista deverá retornar com o formulário anexado e preencher o parecer no sistema, o qual oferece cinco opções aos avaliadores: aceitar; aceitar, desde que atendidas correções obrigatórias; rejeitar; submeter novamente; submeter para outra revista.
Conforme os avaliadores registrem seus pareceres no sistema da revista, o editor deverá registrar, para que a avaliação possa ser vista pelo autor. Ao fim do referido processo, feito pelos dois avaliadores, o editor deverá tomar a decisão recomendada, dando sequência aos trâmites necessários para a publicação ou não do artigo.
Caso o trabalho seja aceito sem alterações, o editor comunicará a decisão ao autor e encaminhará o trabalho para a fila de edição. Se os avaliadores recomendarem a aceitação apenas mediante correções necessárias, o editor comunicará ao autor e aguardará o retorno com as devidas alterações, para, posteriormente, aprová-lo e movê-lo para a fila de edição. Se, porém, houver a recomendação para que o artigo seja novamente submetido, o processo será reiniciado, com a seleção de novo avaliador.
Ainda, caso o artigo seja rejeitado e/ou houver a recomendação de sua submissão a outra revista, o editor deve comunicar a decisão via e-mail ao autor, encaminhando o resultado da avaliação em anexo, para conhecimento do autor e possível contribuição para o trabalho, com base nas recomendações feitas pelos pareceristas. Nesses casos, o artigo será arquivado.
Cabe destacar que, em sendo duas avaliações, as recomendações de ambos os pareceristas são consideradas na decisão, levando-se em conta, contudo, a avaliação mais gravosa, ou seja: caso haja uma recomendação para que o artigo seja rejeitado, sua submissão não poderá ser levada adiante para eventual aprovação.
Ao fim do processo de avaliação, os pareceristas que trabalharam na análise do artigo são comunicados do recebimento do parecer, bem como recebem o agradecimento pela valiosa contribuição para o bom andamento do periódico.
A RFD publica artigos de autores convidados como forma de estimular e prestigiar pesquisadores da Faculdade de Direito da Uerj e também de outras instituições de ensino e pesquisa. A qualidade do artigo e/ou a importância do evento em que fora apresentado são critérios para o convite. Procuramos, por outro lado, atender também as manifestações de interesse de docentes e pesquisadores internos do nosso quadro que desejam ter seus artigos publicados no periódico da casa. Com este objetivo, para não violar o percentual de exogenia, aceitamos até, no máximo, dois artigos de autores vinculados à Faculdade de Direito da Uerj, por número.
Ainda não contamos com seções para resenhas e traduções de artigos publicados em revistas estrangeiras.