ENTREVISTA: José Sabino

Autores

  • José Sabino Biólogo. Doutor em Ecologia. Docente, Programa de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, Universidade Anhanguera - Uniderp. Campo Grande, MS, Brasil.
  • Revista de Fotografia Científica Ambiental Revista de Fotografia Científica Ambiental

DOI:

https://doi.org/10.12957/rfca.2017.30569

Palavras-chave:

Entrevista, Fotografia, Fotografia Científica, Experiências

Resumo

 

 

Biografia do Autor

José Sabino, Biólogo. Doutor em Ecologia. Docente, Programa de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, Universidade Anhanguera - Uniderp. Campo Grande, MS, Brasil.

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela USP (1986), Mestre em Zoologia pela UNESP (1992) e Doutor em Ecologia pela UNICAMP (2000). Atualmente é professor titular da Uniderp, onde coordena o Projeto Peixes de Bonito. Sua produção acadêmica soma 72 artigos científicos, capítulos de livros e livros, com destaque para história natural de peixes, comportamento animal e conservação da biodiversidade. Entre 1998 e 2010 atuou no Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Ictiologia. Entre 2005 e 2007 foi Editor de Área da revista Biota Neotropica (Ictiologia), do Programa Biota-FAPESP. De 2007 a 2008 ocupou o cargo de Superintendente de Ciência & Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul, sendo responsável por elaborar políticas públicas e fazer a gestão de C&T do Estado. Nesse período, idealizou o Programa Bioeconomia da Semac-MS, no qual se insere o programa Biota-MS. É membro da BPBES - Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos, vinculada ao Painel de Especialistas do IPBES, Intergovernmental Platform on Biodiversity and Ecosystem Services da ONU. Dedica especial atenção à compreensão pública e divulgação científica da biodiversidade, área em que tem publicado 90 artigos e reportagens. Ao longo dos últimos 25 anos, produziu ampla contribuição audiovisual para instituições públicas e privadas, fundações, periódicos e editoras. Em suas atividades recentes, realizou trabalhos editoriais e de curadoria, com publicação de livros e ações de planejamento e difusão da Biodiversidade, junto ao MCTI, ao Biota-FAPESP e ao Estado de Mato Grosso do Sul. Em seu Curriculum Lattes, os termos que mais aparecem são: biodiversidade, ecologia de peixes, comportamento animal e divulgação científica.

Downloads

Publicado

2017-10-13

Como Citar

Sabino, J., & Fotografia Científica Ambiental, R. de. (2017). ENTREVISTA: José Sabino. Revista De Fotografia Científica Ambiental, 1(1), 80–87. https://doi.org/10.12957/rfca.2017.30569