v. 22 n. 67 (2021): Celebrar Paulo Freire: reencantar o mundo e as utopias

					Visualizar v. 22 n. 67 (2021): Celebrar Paulo Freire: reencantar o mundo e as utopias
Publicado: 19-11-2021

Editorial

  • Editorial

    Jane Paiva, Paula Leonardi
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.63394

Celebrar Paulo Freire: reencantar o mundo e as utopias

  • Celebrar Paulo Freire: reencantar o mundo e as utopias

    Alexandra Lima da Silva, Stéphanie Gasse
    3-6
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.63395
  • A amorosidade no ato de educar em Paulo Freire e Humberto Maturana: aproximações possíveis

    Elizandra Jackiw, Sonia Maria Chaves Haracemiv, Cristiane Dall'Agnol da Silva Benvenutti
    7-17
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.61965
  • Entre Sísifo e Chronos: uma reflexão sobre tempos da docência, da infância e da esperança

    Fabiana Eckhardt, Aline Praça Bernar, Renato Simões Moreira
    18-30
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.62392
  • Paulo Freire e Martin-Baró, caminhos cruzados: um ensaio de compreensão sobre consciência e educação

    Ruth Maria de Paula Gonçalves, Valeska Mariano Castro
    31-42
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.62080
  • Sêneca e Paulo Freire: leitura como equipagem contra a stultitia contemporânea

    Maria Alice Gouvêa Campesato
    43-55
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.61966
  • Da autonomia ao aprisionamento: a faceta conservadora e os ataques ao patrono da educação brasileira

    Rafael de Farias Ferreira, Jorge Fernando Hermida Aveiro
    56-71
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.62056
  • Paulo Freire e o pensamento educacional progressista brasileiro: ataques do Escola sem Partido

    Isabela Maria Oliveira Catrinck, Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
    72-84
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.62067
  • Por uma escola democrática: contribuições de Paulo Freire

    Maria de Lourdes Teixeira Barros, Maria Inês Galvão Flores Marcondes de Souza
    85-92
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.62048
  • Educação e conscientização: acerca da concepção freireana de “ser mais”

    Cleonice Aparecida Raphael da Silva, Maria Terezinha Bellanda Galuch, José Mateus Bido
    93-108
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.62077
  • Alfabetização e dialogicidade freireana: aprendizagens, sentidos e possibilidades

    Kleber Peixoto de Souza, Leila Damiana Almeida dos Santos Souza
    109-121
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.62397
  • Experiências de um sarau: o inédito viável em meio a pandemia

    Penélope Alberto Rodrigues, Viviane Letícia Silva Carrijo, Luciana Kool Modesto-Sarra
    122-132
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.62012
  • O espaço vivido e a pedagogia situada em Paulo Freire

    Enio Serra
    133-144
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.62401
  • Paulo Freire e pesquisa narrativa (auto)biográfica: diálogos entre leitura do mundo, de si e de trajetórias de formação

    Eda de Oliveira Henriques, Heriédna Cardoso Guimarães, Verônica Fabiola Neves Rodrigues
    145-158
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.62031
  • O desenvolvimento de uma pedagogia narrativa no Brasil: as contribuições de Paulo Freire

    Joelson de Sousa Morais, Helen Arantes Martins, Inês Ferreira de Souza Bragança
    159-171
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.62017
  • Paulo Freire e Walter Benjamin: notas sobre o tempo, a história, o campo do sensível e a educação

    Dilson Miklos Pereira
    172-189
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.62041
  • Situação limite e formação docente: reconfigurações pedagógicas em tempos de pandemia

    Geniana dos Santos, Maria G. Pereira Ferreira
    190-202
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.62021
  • É tempo de esperançar: contribuições da epistemologia freireana na/para uma formação continuada

    Mariana dos Santos Cezar, Samuel Rocha Oliveira
    203-216
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.62062
  • Educação física, formação continuada e Paulo Freire: reflexões sobre uma proposta pedagógica remota

    Danielle Müller de Andrade, Fabiana Celente Montiel, Márcia Rejane Vieira Guimarães
    217-231
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.59076
  • Percepções de trabalho e formação: tessituras do quefazer com a cultura de paz

    Madson Pinto Santos, Rosária Helena Ruiz Nakashima
    232-245
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.59773
  • Um olhar sobre a educação no campo: o projeto político pedagógico da Escola Estadual Professor João Florentino da Silva Neto, na cidade de Cáceres-MT

    Leandro de almeida, Joana Paulin Romanowski
    246-261
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.59095
  • Culturas quilombolas invisibilizadas nos currículos de formação de professores: caminhos em Freire para a humanização

    Andréia Regina Silva Cabral Libório, Marina Graziela Feldmann
    262-276
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.62074
  • Paulo Freire e a escola necessária à inclusão

    Rosimar Serena Siqueira Esquinsani
    277-288
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.62071
  • Uma proposta metodológica de conscientização para a prática de educação ambiental escolar: a partir da Teoria de Paulo Freire

    Silvia Patrícia da Silva Marques, Carla Luciane Blum Vestena, Leandro Redin Vestena
    289-302
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.59996
  • Aprendendo com os processos revolucionários no continente africano: práticas pedagógicas de Paulo Freire

    José Francisco dos Santos
    303-314
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.60327
  • Formação inicial de professores e professoras que ensinam matemática: interlocução dos conhecimentos escolar e do cotidiano

    Rodrigo Tadeu Pereira Costa
    315-329
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.61733
  • Mulheres da e na EJA: tecendo reflexões a partir das contribuições de Paulo Freire

    Maria Cláudia Mota dos Santos Barreto, Gilvanice Barbosa da Silva Musial
    330-342
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.62022
  • Ensino de ciências freiriano: uma análise do livro Minha dança tem história, de bell hooks

    Eloize Braga Quintanilha, Fernanda Antunes Gomes da Costa
    343-354
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.60162

Ensaios

  • Pedagogie et utopie

    Jean Houssaye
    355-361
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.62756

Elos

  • El legado de Paulo Freire para la formación docente en los contextos actuales

    María del Carmen Lorenzatti, Valentina Saldari
    362-371
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.62796
  • Currículum y justicia escolar en contextos pluriculturales

    Carina Viviana Kaplan, Elisa Martina de los Ángeles Sulca
    372-381
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.62798
  • Las tecnologías digitales en la escuela: antes y después de la pandemia de Covid-19

    Judith Kalman
    382-398
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.62799

Entrevista

  • Paulo Freire, alegria e esperança. mensagem para educadores de jovens e adultos de Angra dos Reis (1994)

    Sandra Regina Sales
    399-404
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.63392

Artigos de Demanda Contínua

  • Gestão escolar democrática: proposições legais no contexto neoliberal brasileiro

    Carlos César Macêdo Maciel, Pérsida da Silva Ribeiro Miki
    405-419
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.51346
  • Silenciamento e diálogo na avaliação escolar

    Maria Teresa Esteban, Bruna de Souza Fabricante Pina
    420-433
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.52977
  • Ser um/a professor/a dissidente: entre a vida que se constrói de forma contingente e a ficção representativa

    Silas Veloso de Paula Silva, Isabella Nara Costa Alves
    434-449
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.53031
  • A experiência estética na prática docente da educação básica

    Maurício Inácio dos Santos, Carlos Betlinski
    450-465
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.53043
  • Invenções na/da escola: massinha, estética e negociações

    Bianca De Menezes Castro Da Silva
    466-477
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.53580
  • Saberes docentes em educação ambiental na Escola Família Agroecológica do Macacoari

    Walquíria de Araújo Pereira, Raimunda Kelly Silva Gomes
    478-497
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.53445
  • Culturas infantis e aprendizagens das crianças pequenas na pré-escola

    Claines Kremer, Maria Carmen Silveira Barbosa
    498-514
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.53442
  • Imaginação criadora, criação literária e desenvolvimento infantil

    Neire Márcia da Cunha, Ana Maria Esteves Bortolanza
    515-529
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.53460
  • Leitura na tela por estudantes do 5º ano: reflexões acerca da constituição de um leitor digital

    Flávia Brocchetto Ramos, Adriana Ferreira Boeira, Eliana Rela
    530-544
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.48333
  • Comunidade de informática na educação no Brasil: análises das contribuições e colaborações

    Gustavo Silva Semaan, Edelberto Franco Silva, José André de Moura Brito
    545-563
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.52845
  • Produção de brinquedos científicos com material reciclável: uma maneira lúdica de ensinar e aprender ciências

    Rodolfo de Moura Marques, Paulo Henrique Dias Menezes
    564-577
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.52562
  • A pesquisa na iniciação científica de ensino médio e o jovem estudante: uma visão semiótica e auto-organizada

    Alan Rodrigo Antunes, Marcia Regina Canhoto de Lima
    578-592
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.52821