Política curricular do novo ensino médio: tecnologias da governamentalidade neoliberal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.70217

Palavras-chave:

governamentalidade, neoliberalismo, currículo, docência, novo ensino médio.

Resumo

Este artigo tematiza como as tecnologias da governamentalidade neoliberal se movimentam em função do controle das práticas docentes. Argumenta-se que as políticas educacionais funcionam como mecanismos dessa governamentalidade e que esses mecanismos produzem aceitabilidade entre os indivíduos quando algumas táticas são acionadas. Esse argumento se desdobra no entendimento de que o funcionamento desses mecanismos está atrelado ao campo jurídico de modo que se elabora todo um conjunto alinhado de normativas, oficializando o discurso neoliberal no campo da educação. A política focalizada no currículo nacional (BNCC) se desdobra no campo de outras políticas educacionais, tais como a da gestão e do financiamento da educação, da formação docente, da aquisição e distribuição de livros e materiais didáticos e da avaliação do sistema educacional. Argumentamos que o foco no currículo tem por objetivo conduzir a conduta docente. Partimos da análise de documentos que regulamentam a reforma do Ensino Médio imposta pela Lei 13.415/2017. A leitura e análise dos documentos seguiu a linha de pensamento do filósofo Michel Foucault, especificamente, no entendimento que este faz das noções de discurso, relação de saber/poder, governo e governamentalidade.

Palavras-chave: governamentalidade; neoliberalismo; currículo; docência; novo ensino médio.

Biografia do Autor

Glhebia Gonçalves de Oliveira Dourado, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora do Ensino Médio da rede estadual da Bahia.

Shirlei Rezende Sales, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG)

Pós doutora pela University of Illinois at Urbana-Champaign (UIUC), USA. Professora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil. Doutora em Educação pela mesma instituição. Membro dos seguintes grupos de pesquisa: Observatório da Juventude da UFMG; Ensino Médio em Pesquisa (EMPesquisa); Educação, Redes Sociotécnicas e Culturas e Digitais e GECC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos e Culturas da FaE/UFMG). 

Downloads

Publicado

28-11-2022

Como Citar

Dourado, G. G. de O., & Sales, S. R. (2022). Política curricular do novo ensino médio: tecnologias da governamentalidade neoliberal. Revista Teias, 23(71), 241–255. https://doi.org/10.12957/teias.2022.70217

Edição

Seção

É “sobre” ser professor(a): poéticas/pruridos de anunciação da formação docente nas políticas curriculares