(Des)encantos da docência na pandemia e alegria como potência de vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.70183

Palavras-chave:

saúde docente, pandemia, proteção à vida, alegria

Resumo

Essa escritura fala sobre os encontros realizados no projeto “Acolhe PIBID”, que promoveu grupos de atenção psicossocial em Educação e Saúde para professoras e demais trabalhadoras de uma escola estadual da Grande Florianópolis, durante a pandemia da Covid-19. Trata-se de uma experiência produzida com estudantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do Curso de Pedagogia da UFSC, e que buscou atender à demanda de escuta e diálogo sobre as aflições da/na docência durante a pandemia. Foram construídas cinco rodas de conversa pelo Google Meet, com um tempo médio de duração de duas horas, que ocorreram quinzenalmente, no período noturno. Os temas e as rodas privilegiaram a criação de um processo de olhar/sentir/pensar as “veias abertas”, de falar sobre os matizes da violência no ofício de ser professora, atravessada pelos desafios de uma pandemia, agravada pelo (in)gerenciamento da crise sanitária no Brasil. Com essas mediações e intervenções cumprimos uma função psicossocial de relevo no que diz respeito à necessidade de, simultaneamente, cuidarmos de nós e dos/as outros/as por meio de diferentes modalidades de encontros. Afinal, produzir redes de cuidado e proteção, afirmando a alegria como potência de vida, no sentido de aprender e ensinar formas coletivas de resistir às violências e produzir saúde, é uma das tarefas ético-estético-políticas e pedagógicas da educação.

Palavras-chave: saúde docente; pandemia; proteção à vida; alegria.

Biografia do Autor

Rogério Machado Rosa, Universidade Federal de Santa Catariana - UFSC

Professor do Departamento de Metodologia de Ensino/MEN, no Centro de Ciências da Educação/CED, da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. Graduado em Psicologia (Bacharelado e Licenciatura). Mestre e Doutor em Educação. Integrante do Núcleo Vida e Cuidado: estudos e pesquisas sobre violências - NUVIC/CED/UFSC. Pesquisador Associado ao Laboratório de Relações de Gênero e Família - LABGEF, da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Principais temas e áreas de interesse: Corpo. Gênero. Sexualidade. Violências. Infância. Ética. Cuidado de si. Filosofia da Diferença/Esquizoanálise. Cartografia/pesquisa. Psicologia Escolar e Educacional.

Marta Corrêa de Moraes, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Graduada em Psicologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2002), com Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente sou professora Adjunta A do Departamento de Metodologia de Ensino (CED/MEN), na áera de Educação/Ensino de Psicologia. Possuo mestrado (2007) e doutorado (2014) em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC), com bolsa CNPq e FAPESC, respectivamente. Atuei como professora colaboradora do Centro de Educação a Distância (CEAD) e da Faculdade de Educação (FAED) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/2015 -2019) ministrando disciplinas como Psicologia da Educação e Educação Lúdica. Na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/EED) fui professora substituta do Departamento de Estudos Especializados em Educação (2007 - 2009; 2013 - 2015), atuando em disciplinas como Organização Escolar, Princípios e Métodos de Orientação e Supervisão Escolar e Teorias da Educação. Tenho experiência na área de Psicologia, com ênfase em Educação/Ensino de Psicologia. Meus estudos e pesquisas tem como foco: processos de ensinar e aprender; a formação de professores(as) e a formação em psicologia; licenciatura em Psicologia, currículos e violências. Sou vice-coordenadora do NUVIC - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Violências - Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina/CED/UFSC/CNPq) e pesquisadora do LAPEE - Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional - Centro de Filosofia e Ciências Humanas/Departamento de Psicologia (CFH/DPSI/UFSC).

Simone Vieira de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui graduação e licenciatura em Psicologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1995), Especialização em Psicologia e Saúde Coletiva pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1996), Formação Clínica em Gestalt-Terapia pelo Centro de Estudos e Formação em Gestalt-Terapia do Paraná (1998), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (2003); doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2021). Trabalhou como psicóloga clínica dentro do contexto hospitalar e consultório de 1996 a 2013. Professora Adjunta no Departamento de Metodologia de Ensino, do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional (LAPEE), do Núcleo de Estudos sobre Violências (NUVIC) e coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Educação e Escola (GEPIEE), cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq desde 2001, sediado na UFSC. Desenvolve trabalhos e pesquisas nas seguintes áreas e/ou temas: psicologia escolar e educacional, infância, trajetórias de escolarização e medicalização da vida escolar. 

Downloads

Publicado

28-11-2022

Como Citar

Rosa, R. M., de Moraes, M. C., & de Souza, S. V. (2022). (Des)encantos da docência na pandemia e alegria como potência de vida. Revista Teias, 23(71), 159–170. https://doi.org/10.12957/teias.2022.70183

Edição

Seção

É “sobre” ser professor(a): poéticas/pruridos de anunciação da formação docente nas políticas curriculares