O “a-com-tecer” do currículo em curso de especialização para professores em exercício

Márcea Andrade Sales, Maria Inez S. S. Carvalho, Maria Roseli G. B. de Sá

Resumo


Este texto traz relato crítico-reflexivo a partir de experiência curricular de Curso de Especialização realizado no município de XXX para qualificar professores da rede de ensino. Da demanda por qualificação nesse município, resultou o Programa de Formação Continuada dos Professores, implementado em 2004 com a Licenciatura em Pedagogia – ensino fundamental/séries iniciais. Este oportunizou a graduação de duas turmas, perfazendo a quase totalidade dos professores da rede municipal. Tal situação gerou a demanda por pós-graduação, resultando na proposta do Curso de Especialização em Currículo Escolar, a qual está em planejamento da terceira turma, em consonância com a dinâmica da rede: proposição para (re)formulação do seu currículo escolar. Neste artigo, após breve histórico do referido Programa, no qual se inclui o curso em estudo - a Especialização -, explicita-se o conceito da Pedagogia do A-com-tecer que embasa o desenho curricular assumido nele, pautado no abandono da ideia de aplicação/execução de algo pensado a priori, uma vez que o que a-com-tece são atualizações de possibilidades. A experiência desenvolvida é apresentada por meio da contraposição entre o currículo-documento e o currículo-práxis em cada um dos três ciclos curriculares do Curso, sob a denominação de As possibilidades pensadas - o documento; e As atualizações - relatos do a-com-tecer. Evidencia-se que a matriz curricular, organizada em atividades curriculares e em fluxograma flexível e abrangente possibilita a intervenção/participação do professor-cursista no seu processo formativo, ao tempo em que mostra que nem todas as possibilidades são atualizadas na dinâmica do a-com-tecer do currículo.


Palavras-chave


pedagogia do “a-com-tecer”, currículo-documento, currículo-práxis.

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DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.70139

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Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
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