O “a-com-tecer” do currículo em curso de especialização para professores em exercício

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.70139

Palavras-chave:

pedagogia do “a-com-tecer”, currículo-documento, currículo-práxis.

Resumo

Este texto traz relato crítico-reflexivo a partir de experiência curricular de Curso de Especialização realizado no município de XXX para qualificar professores da rede de ensino. Da demanda por qualificação nesse município, resultou o Programa de Formação Continuada dos Professores, implementado em 2004 com a Licenciatura em Pedagogia – ensino fundamental/séries iniciais. Este oportunizou a graduação de duas turmas, perfazendo a quase totalidade dos professores da rede municipal. Tal situação gerou a demanda por pós-graduação, resultando na proposta do Curso de Especialização em Currículo Escolar, a qual está em planejamento da terceira turma, em consonância com a dinâmica da rede: proposição para (re)formulação do seu currículo escolar. Neste artigo, após breve histórico do referido Programa, no qual se inclui o curso em estudo - a Especialização -, explicita-se o conceito da Pedagogia do A-com-tecer que embasa o desenho curricular assumido nele, pautado no abandono da ideia de aplicação/execução de algo pensado a priori, uma vez que o que a-com-tece são atualizações de possibilidades. A experiência desenvolvida é apresentada por meio da contraposição entre o currículo-documento e o currículo-práxis em cada um dos três ciclos curriculares do Curso, sob a denominação de As possibilidades pensadas - o documento; e As atualizações - relatos do a-com-tecer. Evidencia-se que a matriz curricular, organizada em atividades curriculares e em fluxograma flexível e abrangente possibilita a intervenção/participação do professor-cursista no seu processo formativo, ao tempo em que mostra que nem todas as possibilidades são atualizadas na dinâmica do a-com-tecer do currículo.

Biografia do Autor

Márcea Andrade Sales, Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Educação Campus I - DEDC I UNEB

Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Educação, Campus I/Salvador-BA, com Pós-doutorado em Educação - Uberlândia/MG. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Forma(em)Ação - GEFEP UNEB/CNPq.

Maria Inez S. S. Carvalho, Universidade Federal da Bahia - Faculdade de Educação - FACED UFBA

Professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia FACED-UFBA com Pós-doutorado em Desenvolvimento Curricular - UMinho, Pt. Professora Permanente nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PGEDU) e Mestrado Profissional em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas (MPED-PPGCLIP). Líder do Grupo de pesquisa Formação em Exercício de Professores (FEP).

Maria Roseli G. B. de Sá, Universidade Federal da Bahia - Faculdade de Educação - FACED UFBA

Professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia FACED-UFBA com Pós-doutorado em Desenvolvimento curricular UMinho, Pt. Professora Permanente nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PGEDU) e Mestrado Profissional em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas (MPED-PPGCLIP). Líder do Grupo de pesquisa Formação em Exercício de Professores (FEP).

Downloads

Publicado

28-11-2022

Como Citar

Sales, M. A., Carvalho, M. I. S. S., & de Sá, M. R. G. B. (2022). O “a-com-tecer” do currículo em curso de especialização para professores em exercício. Revista Teias, 23(71), 56–68. https://doi.org/10.12957/teias.2022.70139

Edição

Seção

É “sobre” ser professor(a): poéticas/pruridos de anunciação da formação docente nas políticas curriculares