O cenário pandêmico e suas implicações na educação básica: uma análise da experiência do amazonas no ensino remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.69773

Palavras-chave:

ensino remoto, COVID-19, acompanhamento pedagógico,

Resumo

Este artigo traz um recorte da experiência do Estado do Amazonas na adoção do modelo remoto de ensino durante a pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19 nos anos de 2020 e 2021. Neste contexto, buscou-se identificar os desafios do Ensino Remoto no desenvolvimento da função da escola, bem como, da continuidade e/ou descontinuidade dos processos pedagógicos por ela desenvolvidos, evidenciando como os sujeitos envolvidos desenvolveram estratégias pedagógicas que pudessem, de alguma forma, alcançar os estudantes. A metodologia utilizada pautou-se na análise de conteúdo que permite uma técnica de pesquisa científica com procedimentos sistemáticos, mas ao mesmo tempo, intersubjetivamente validados e públicos, permitindo gerar inferências válidas sobre determinados conteúdos verbais, visuais ou escritos, pela descrição, quantificação ou interpretação de certo fenômeno nos seus significados, intenções, consequências ou contextos. Os resultados nos mostraram que os professores disponibilizaram conteúdos pedagógicos aos alunos se utilizando de Tecnologia da informação e comunicação (TIC) digitais e analógicas, evidenciando que um número significativo de estudantes da rede pôde adquirir conhecimentos, avançando na aprendizagem, através de estratégias diferenciadas que puderam minimizar impactos no processo de ensino e aprendizagens entre os estudantes.

Biografia do Autor

kacia Neto de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Mestre em Educação no Programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Amazonas (2018). Especialista em Gestão de Currículo pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2016). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2003). Professora do quadro efetivo da Secretaria de Educação e Desporto -SEDUC e Secretaria Municipal de Educação - SEMED. Atualmente atua no assessoramento técnico da Secretaria Executiva Adjunta do Interior - SEAI/SEDUC.

Maria Aparecida Oliveira de Carvalho, Secretaria de Educação e Desporto - SEDUC

Professora da Secretaria de Educação e Desporto - SEDUC/AM. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas e Mestra em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Maria Ione Feitoza Dolzane, Universidade Federal do Amazonas

Possui doutorado em Educação no campo das Novas Tecnologias aplicadas à Educação. Mestrado em Educação sobre Gestão aberta em plataformas digitais no espaço da formação continuada de professores. Especialização em Produção de Material Didático para EAD; Produção Textual; Metodologia do Ensino Superior. Licenciatura em Letras. Atuação nos seguintes temas: Leitura e produção textual; Educação Especial de Surdos; Educação a Distância; Acompanhamento e Avaliação de Material Didático para Educação à Distância. Professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas-UFAM - lotada no Centro de Educação a Distância. Atua na área de Gestão de Projetos e Sistemas para a Educação a Distância.

Downloads

Publicado

28-11-2022

Como Citar

de Oliveira, kacia N., de Carvalho, M. A. O., & Dolzane, M. I. F. (2022). O cenário pandêmico e suas implicações na educação básica: uma análise da experiência do amazonas no ensino remoto. Revista Teias, 23(71), 171–184. https://doi.org/10.12957/teias.2022.69773

Edição

Seção

É “sobre” ser professor(a): poéticas/pruridos de anunciação da formação docente nas políticas curriculares