O cenário pandêmico e suas implicações na educação básica: uma análise da experiência do amazonas no ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.69773Palavras-chave:
ensino remoto, COVID-19, acompanhamento pedagógico,Resumo
Este artigo traz um recorte da experiência do Estado do Amazonas na adoção do modelo remoto de ensino durante a pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19 nos anos de 2020 e 2021. Neste contexto, buscou-se identificar os desafios do Ensino Remoto no desenvolvimento da função da escola, bem como, da continuidade e/ou descontinuidade dos processos pedagógicos por ela desenvolvidos, evidenciando como os sujeitos envolvidos desenvolveram estratégias pedagógicas que pudessem, de alguma forma, alcançar os estudantes. A metodologia utilizada pautou-se na análise de conteúdo que permite uma técnica de pesquisa científica com procedimentos sistemáticos, mas ao mesmo tempo, intersubjetivamente validados e públicos, permitindo gerar inferências válidas sobre determinados conteúdos verbais, visuais ou escritos, pela descrição, quantificação ou interpretação de certo fenômeno nos seus significados, intenções, consequências ou contextos. Os resultados nos mostraram que os professores disponibilizaram conteúdos pedagógicos aos alunos se utilizando de Tecnologia da informação e comunicação (TIC) digitais e analógicas, evidenciando que um número significativo de estudantes da rede pôde adquirir conhecimentos, avançando na aprendizagem, através de estratégias diferenciadas que puderam minimizar impactos no processo de ensino e aprendizagens entre os estudantes.
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