Contribuições da pós-graduação brasileira em educação às pedagogias decoloniais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.69360

Palavras-chave:

pedagogias decoloniais, fundamentos da educação, produção do conhecimento.

Resumo

O artigo tematiza as pedagogias decoloniais. Analisa contribuições conceituais às pedagogias decoloniais em produções stricto sensu dos programas de pós-graduação em Educação brasileiros. Adota-se o pensamento decolonial como referencial teórico principal. A ancoragem epistemológica do presente artigo está no método analético dusseliano, em perspectiva decolonial. Metodologicamente, o artigo se sustenta em uma abordagem de predominância qualitativa. Tipologicamente, trata-se de uma pesquisa decolonial, delineada na medida de uma aproximação com a pesquisa do tipo estado do conhecimento e com a pesquisa bibliográfico-documental. Entre os resultados, destacam-se que obras oriundas da Rede Modernidade/Colonialidade se fazem basilares para as contribuições conceituais brasileiras sobre as pedagogias decoloniais, que o Brasil tem contribuído com o debate sobre as pedagogias decoloniais, principalmente a partir de releituras da educação popular em chave decolonial. Conclui-se, constatando-se abordagens originais como uma perspectiva de pedagogia feminista decolonial e criação de conceitos, como a Pedagogia do Sul e a Pedagogia das Encruzilhadas.


Biografia do Autor

Alder de Sousa Dias, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Professor Adjunto do Curso de Licenciatura em Educação do Campo: Ciências Agrárias e Biologia e do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de História, da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Doutor em Educação (UFPA), Mestre em Educação (UEPA), Especialista em Filosofia da Educação (UFPA) e Licenciado em Pedagogia (UEPA).

Waldir Ferreira de Abreu, Universidade Federal do Pará

Pós-Doutor em Ciências da Educação - Espanha (2013), Doutor em Ciências Humanas: Educação pela PUC-Rio (2010). Professor adjunto IV do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPA e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED)/ICED-UFPA. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância e Filosofia.

Downloads

Publicado

28-11-2022

Como Citar

Dias, A. de S., & Abreu, W. F. de. (2022). Contribuições da pós-graduação brasileira em educação às pedagogias decoloniais. Revista Teias, 23(71), 396–413. https://doi.org/10.12957/teias.2022.69360