Trajetórias socioeducacionais de mulheres negras no Amapá: rompendo relações de poder

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.67238

Palavras-chave:

educação, mulher negra, trajetória socioeducacional, mazagão velho-AP.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo refletir acerca da trajetória socioeducacional de professoras negras na vila de Mazagão Velho, estado do Amapá. As análises a partir da perspectiva decolonial permite-nos compreender as percepções dessas mulheres negras inseridas nos espaços sociais, seja na família, na escola, no trabalho e de que forma as experiências pessoais marcaram, marcam e demarcam sua presença nesses espaços. Como escolhas metodológicas optou-se, como método, o estudo de caso, através da pesquisa qualitativa narrativa, com observação direta e entrevista semiestruturada com sete professoras moradoras da vila de Mazagão Velho-AP. Os dados coletados foram tratados através da Análise do Discurso que permitiu-nos entender, através da linguagem, a interação entre as entrevistadas e o mundo em que estão inseridas, mostrando-nos que as trajetórias das entrevistadas trazem marcas da colonização que permanecem firmes, mascaradas pelo colonialismo, mas que são diária e arduamente combatidas através da luta e resistência contra as diversas formas de preconceito, discriminação racial e de gênero em face da mulher negra.

Biografia do Autor

Adaíles Aguiar Lima, Universidade Federal do Amapá

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Campus Marco Zero, Macapá-AP/Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq). E-mail: adaileslima@gmail.com ORCID - https://orcid.org/0000-0002-6291-8891.

Elivaldo Serrão Custódio, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Doutor em Teologia pela Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. Pedagogo, Matemático e Teólogo. Atualmente é professor no Mestrado em Educação da UNIFAP e professor coorientador no Doutorado em Educação da Amazônia (EDUCANORTE). Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq). E-mail: elivaldo.pa@hotmail.com
http://orcid.org/0000-0002-2947-5347

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Publicado

15-08-2022

Como Citar

Lima, A. A., & Custódio, E. S. (2022). Trajetórias socioeducacionais de mulheres negras no Amapá: rompendo relações de poder. Revista Teias, 23(70), 256–272. https://doi.org/10.12957/teias.2022.67238

Edição

Seção

História de mulheres e educação: transgressões, resistências e empoderamentos