Deslocamente social mediante a educação: tessituras da mulher pobre e periférica (1970-1994)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.66947

Palavras-chave:

biografia de educadora, mulher negra, empoderamento feminino, educação de mulheres, Zuleide Fernandes Queiroz

Resumo

O artigo trata do protagonismo feminino empreendido por uma menina pobre e negra, residente da periferia de Fortaleza, para conseguir ingressar na escolarização e prosseguir na educação formal, rompendo o semianalfabetismo geracional característico para as mulheres cearenses de sua etnia da década de 1960. O objetivo foi compreender os percalços e os deslocamentos vivenciados pela professora Zuleide Fernandes Queiroz na sua educação escolar e universitária que lhe possibilitaram resistir ao discurso conservador e às exclusões das instituições educacionais (1970-1994). Amparada teoricamente na história cultural e metodologicamente na história oral, desenvolveu-se uma pesquisa do tipo biográfica, que considerou como objeto de estudo as narrativas da biografada, coletadas mediante entrevista livre. Os resultados demonstram que, na contramão do percurso das outras meninas pobres, negras e periféricas do seu tempo, fadadas ao analfabetismo e ao subemprego, Zuleide Fernandes Queiroz conseguiu, com muita dificuldade, não apenas concluir a Educação Básica, mas tornar-se professora efetiva da Universidade Regional do Cariri. Sua trajetória educativa, marcada pela falta de recursos financeiros, foi ressignificada com a participação ativa nos movimentos estudantis, protagonizando a luta pelos direitos civis e de cidadania subtraídos às mulheres pobres, em especial, as negras.

Biografia do Autor

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Pós-doutorada em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professora doutora do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE) e do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (MPPP/UECE). Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades - PEMO. Editora da revista Educação & Formação do PPGE/UECE. Pesquisadora produtividade CNPq.

Vitória Chérida Costa Freire, Universidade Estadual do Ceará

Doutora e Mestre em Educação pelo Proagrama de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Licenciada em Pedagogia pela UECE. Professora da Prefeitura de Juazeiro do Norte – Ceará. Pesquisadora do grupo Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - PEMO.

Francisca Genifer Andrade de Sousa, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará-UECE (2017). Pesquisadora do grupo de pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades da Universidade Estadual do Ceará (PEMO/UECE). 

Downloads

Publicado

15-08-2022

Como Citar

Fialho, L. M. F., Freire, V. C. C., & Sousa, F. G. A. de. (2022). Deslocamente social mediante a educação: tessituras da mulher pobre e periférica (1970-1994). Revista Teias, 23(70), 227–239. https://doi.org/10.12957/teias.2022.66947

Edição

Seção

História de mulheres e educação: transgressões, resistências e empoderamentos