Em cena com a Mestra Rosa Castro: o percurso de uma professora no cenário educacional maranhense.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.66670

Palavras-chave:

Rosa Castro, escola normal, professora primária, Maranhão

Resumo

No presente artigo, aborda-se o percurso da professora normalista Rosa Castro (1891-1976), que atuou no espaço público por meio do ensino e destacou-se pela autoridade docente construída na vida laboral como professora e intelectual no Estado do Maranhão. Fundou, em 1916, a “Escola Normal Primária Rosa Castro,” onde lecionou e instruiu toda uma geração de professores. Busca-se, assim, analisar seus saberes e fazeres e os desafios pelos quais passara durante o exercício do magistério e sua participação em outros espaços públicos. Nesse itinerário, passeia-se pela História da Educação do Maranhão, no âmbito da instrução primária e do magistério na Primeira República. Assim, foi realizado um levantamento documental na Biblioteca Pública Benedito Leite do Estado do Maranhão e levantamento bibliográfico em livros e jornais. Por fim, dar visibilidade a essa personagem se investe de importância por contribuir com os estudos no campo da história das mulheres e das relações de gênero socialmente produzidas na cultura escolar maranhense.

Biografia do Autor

Marcia Cordeiro Costa, Universidade Federal do Maranhão

Professora Assistente- A, nível 2 do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão. Graduada em Biblioteconomia pela UFMA (1998), Especialista em Leitura e Formação de Leitores(2001) Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2009). Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMA (2020- atual).

Cesar Augusto Castro, Universidade Federal do Maranhão

É doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), pós-doutor em Educação pela USP e pela Universidade do Porto. Professor Titular da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) do Departamento de Biblioteconomia. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação. Coordenador do GT 2 - História da Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Coordenador do Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e Práticas Leitoras (NEDHEL).

Downloads

Publicado

15-08-2022

Como Citar

Costa, M. C., & Castro, C. A. (2022). Em cena com a Mestra Rosa Castro: o percurso de uma professora no cenário educacional maranhense. Revista Teias, 23(70), 152–166. https://doi.org/10.12957/teias.2022.66670

Edição

Seção

História de mulheres e educação: transgressões, resistências e empoderamentos