Carreira psicossocial de refugiadas com ensino superior: reconstruções identitárias e trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.66088

Palavras-chave:

refugiado, carreira, trajetória de trabalho

Resumo

Considerando a agenda de pesquisa contemporânea que congrega os temas trabalho, carreira e migração, buscou-se compreender a carreira psicossocial associada ao processo de migração forçada, mediante experiências de vida e trabalho de profissionais com ensino superior, que se encontram na situação de refugiadas acolhidas no Brasil. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e descritiva, realizada por meio do estudo em profundidade dos casos de duas refugiadas latino-americanas, que participaram de entrevistas narrativas. Observou-se, como resultados, que as experiências das participantes certamente são únicas, contudo, refletem a forma como refugiados reconstroem as suas carreiras psicossociais, com base no passado, no presente e em suas aspirações e visões de futuro. Após a chegada na cidade de São Paulo, destacaram-se obstáculos e desafios relacionados à transição involuntária de carreira, às práticas cotidianas de trabalho fora da área de formação profissional e às reconstruções identitárias de trabalho. O processo de mudança de vida das migrantes ainda se apresenta atravessado por barreiras estruturais após a reinstalação, que envolvem a garantia do status legal e questões linguísticas. Conclui-se, por intermédio da análise de suas narrativas com base no modelo teórico da carreira psicossocial, que mesmo tratando-se de refugiadas com formação profissional já estabelecida, ambas as entrevistadas apresentam diferentes facetas de suas identidades de trabalho. Tais facetas se remetem, simultaneamente, a discursos de carreira mais tradicionais, fechados, estáveis e seguros, por um lado, e mais contemporâneos, abertos, flexíveis e arriscados/precários, por outro. Exprimem, assim, contradições significativas que se encontram presentes nas trajetórias de trabalho de refugiados.     

Biografia do Autor

Rafaela Farias Pacheco, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, área de concentração "Psicologia das Organizações e do Trabalho", linha de pesquisa "Formação Profissional, Desenvolvimento de Carreira e Inserção no Trabalho". 

Iúri Novaes Luna, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da UFSC com atuação no Curso de Graduação em Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia. 

Downloads

Publicado

28-05-2022

Como Citar

Pacheco, R. F., & Luna, I. N. (2022). Carreira psicossocial de refugiadas com ensino superior: reconstruções identitárias e trabalho. Revista Teias, 23(69), 306–323. https://doi.org/10.12957/teias.2022.66088

Edição

Seção

Migração e refúgio: desafios educativos entre desigualdades e diferenças