Crianças imigrantes e educação infantil: o que dizem as pesquisas acadêmicas brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.65952

Palavras-chave:

Crianças imigrantes, Educação Infantil, Pesquisas

Resumo

Este artigo tem por temática o debate a respeito das crianças imigrantes e a Educação Infantil em pesquisas acadêmicas na área da educação. Seu objetivo é apresentar uma síntese e considerações analíticas acerca das pesquisas realizadas no campo educacional. Como metodologia foi realizada busca sistemática de teses, dissertações e artigos em plataformas on line específicas. Após o levantamento dos dados foram analisadas sete teses e dissertações com a referida temática, sendo seus autores: Siller (2011); Silva (2014); Santos (2018); Alexandre (2019); Macaneiro; (2020); Machado (2020) e Lorzing (2021). As considerações e conclusões do trabalho apontam para o aumento substancial de pesquisas sobre crianças imigrantes e Educação Infantil no campo da educação, principalmente em artigos a partir do ano de 2020. As análises das teses e dissertações destacam os temas da diferença, da diversidade e algumas delas o racismo e o acolhimento das crianças imigrantes nas instituições educacionais. Também foi constatado pelas pesquisadoras, em geral, a não valorização da cultura imigrante nas instituições e, ao mesmo tempo, tentativas de acolhimento das crianças no espaço escolar. As pesquisas, por fim, salientam a necessidade de ampliação de discussões e realização de novos estudos sobre o tema.

Palavras-chave: crianças imigrantes; Educação Infantil; pesquisas.

Biografia do Autor

Fernanda Cargnin Gonçalves Daniel, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.

Catarina Moro, Universidade Federal do Paraná

Professora da associada ao Departamento de Teoria e Prática de Ensino e ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil. 

Downloads

Publicado

28-05-2022

Como Citar

Daniel, F. C. G., & Moro, C. (2022). Crianças imigrantes e educação infantil: o que dizem as pesquisas acadêmicas brasileiras. Revista Teias, 23(69), 77–90. https://doi.org/10.12957/teias.2022.65952

Edição

Seção

Migração e refúgio: desafios educativos entre desigualdades e diferenças