A produção de conhecimento sobre multiculturalismo e currículo da educação básica: análise de dissertações e teses de programas de pós-graduação em educação brasileiros (2011-2020)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.65947

Palavras-chave:

estado da arte, multiculturalismo, educação básica, currículo, mapeamento

Resumo

Percebe-se nos últimos anos o crescimento dos ataques aos grupos identitários, ampliando assim, o racismo, misoginia, xenofobia, homofobia e a misologia tanto na sociedade contemporânea, como no contexto escolar. Estudos que incentivem práticas voltadas ao respeito à diversidade, buscando a convivência de forma harmoniosa e igualitária, são de extrema relevância para os dias sombrios em que vivemos. Neste sentido, buscando compreender de que forma se apresenta o debate quanto às temáticas da educação básica, currículo e multiculturalismo nas produções acadêmicas em teses e dissertações dos programas de pós-graduação brasileiros, no período de 2011 a 2020, no Catálogo de Tese e Dissertações do Portal de Periódicos da CAPES. A metodologia está baseada na pesquisa bibliográfica, do tipo Estado da Arte, de abordagem quantitativa e qualitativa, tratando os dados por meio da análise de conteúdo conforme Bardin (1977). Assim, foi possível o surgimento de algumas categorias: Concepções do multiculturalismo abordado nas teses e dissertações, Teorias de currículo abordados nas obras. Os resultados trouxeram alguns destaques como: o multiculturalismo crítico e revolucionário apresentou maior destaque em relação às demais concepções, as teorias críticas e pós-críticas predominaram entre as produções de teses e dissertações e a teoria tradicional não se fez presente nesses resultados. Concluindo assim, que as produções acadêmicas denota um claro direcionamento para o debate voltado para a concepção de um multiculturalismo crítico e revolucionário, o viés crítico e pós-crítico nas propostas curriculares. Demonstrando assim coerência na produção deste campo.

Biografia do Autor

Dinelle Rejane da Silva Lisboa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Mestranda do Programa de Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica - UFPA. Bibliotecária-Documentalista da Universidade Federal do Pará. Membro do Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas para o Ensino na Educação Básica – GPRAPE.

Marcio Antonio Raiol Santos, Universidade Federal do Pará

Dr. em Educação. Professor Titular da Universidade Federal do Pará. Docente do Núcleo de Estudos Transdisciplinares da Educação Básica - NEB UFPA e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica - UFPA. Líder do Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas para o Ensino na Educação Básica – GPRAPE.

Downloads

Publicado

28-05-2022

Como Citar

Lisboa, D. R. da S., & Santos, M. A. R. (2022). A produção de conhecimento sobre multiculturalismo e currículo da educação básica: análise de dissertações e teses de programas de pós-graduação em educação brasileiros (2011-2020). Revista Teias, 23(69), 115–133. https://doi.org/10.12957/teias.2022.65947

Edição

Seção

Migração e refúgio: desafios educativos entre desigualdades e diferenças