Diretrizes curriculares nacionais para educação plurilíngue no Brasil: qual educação bilíngue?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.65619

Palavras-chave:

educação bilíngue, educação plurilíngue, diretrizes curriculares nacionais.

Resumo

Este estudo apresenta uma análise sobre a educação bilíngue no Brasil, partindo de aspectos conceituais e normativos, com ênfase nas recentes Diretrizes Curriculares Nacionais para oferta de Educação Plurilíngue, aprovadas em 2020 pelo Conselho Nacional de Educação e pela Câmara de Educação Básica. Partindo da necessidade de investigar os discursos propagados para a formação do sujeito bilíngue no contexto escolar, tencionamos compreender as concepções de educação bilíngue na visão de pesquisadores e nas legislações da política educacional brasileira, a fim de identificar conceitos e parâmetros legais que norteiam a implementação de escolas autodenominadas bilíngues. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental. Nossas inferências apontam aspectos conceituais e classificatórios que sinalizam um modelo voltado ao desenvolvimento de habilidades linguísticas, desvirtuando-se de questões sociais e culturais que inspiraram o surgimento da educação bilíngue e a sua expansão pelo mundo.

Biografia do Autor

Jaqueline Nascimento da Silva Reis, Secretaria de Estado e da Educação do Amapá; Universidade Federal do Amapá / Grupo de Pesquisa Interinstitucional da América Francófona (PIAF)

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Amapá; Especialista em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas pela Universidade Federal do Amapá.

Ilma de Andrade Barleta, Universidade Federal do Amapá

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá (PPGED/UNIFAP)

Marina Mello de Menezes Felix de Souza, Universidade Federal do ABC (UFABC) / Grupo de Pesquisa Interinstitucional da América Francófona (PIAF) / Laboratório de Pesquisas em Contato Linguístico (LABPEC-UFF)

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora-pesquisadora da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Downloads

Publicado

28-11-2022

Como Citar

Reis, J. N. da S., Barleta, I. de A., & Souza, M. M. de M. F. de. (2022). Diretrizes curriculares nacionais para educação plurilíngue no Brasil: qual educação bilíngue?. Revista Teias, 23(71), 380–395. https://doi.org/10.12957/teias.2022.65619