Calendário intercultural: resultado de uma pesquisa-ação com professoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.64937

Palavras-chave:

educação escolar no contexto amazônico, produto educacional, interculturalidade, descolonização do currículo

Resumo

estudo é o resultado de uma pesquisa-ação no período de 2019 a 2021, com professoras do ensino básico da EMEF Prof. Herbert de Alencar na cidade de Porto Velho e teve como objetivo investigar e, compreender os pontos de vista destas participantes sobre as variáveis presentes na socialização e, aprendizado dos estudantes imigrantes no contexto da escola-campo com ênfase nos processos interculturais e étnico-raciais, dialogando com os aspectos da educação étnico racial e a interculturalidade e construir possibilidades de materiais didáticos que pudessem visibilizar, validar, valorizar e circular os saberes dos estudantes bolivianos,  haitianos e venezuelanos. As rodas de conversas como um processo de coleta de dados, reuniu informações acerca de conteúdos para serem acrescidos como saberes no currículo da escola campo e também construiu coletivamente um produto educacional denominado Calendário Intercultural.  

Biografia do Autor

Maria José Ambrósio Reis Peters, EMEF PROF. HERBERT DE ALENCAR

MESTRE EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ESCOLAR. PARTICIPANTE DO GRUPO DE ESTUDOS EDUCAÇÃO ESCOLAR NO CONTEXTO AMAZÔNICO. ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIA DO MOVIMENTO HUMANO. GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA. A FORMAÇÃO ACADÊMICA OCORREU NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA.

Marcia Machado Lima, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Letras. Mestre em Edsucação. Gratudação em Pedagogia. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação Escolar no contexto amazônico. Professora Adjunta da Universidade Federal de Rondônia - Campus Porto Velho, Docente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Escolar - PPGEEProf. Atuação nas áreas de Avaliação Educacional, Didática e Educação Escolar em contexto amazônico. Coordenadora do Pibid e também coordena o Projeto Cartas do Rio a Rua.

Downloads

Publicado

15-08-2022

Como Citar

Reis Peters, M. J. A., & Lima, M. M. (2022). Calendário intercultural: resultado de uma pesquisa-ação com professoras. Revista Teias, 23(70), 353–366. https://doi.org/10.12957/teias.2022.64937