Calendário intercultural: resultado de uma pesquisa-ação com professoras
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.64937Palavras-chave:
educação escolar no contexto amazônico, produto educacional, interculturalidade, descolonização do currículoResumo
estudo é o resultado de uma pesquisa-ação no período de 2019 a 2021, com professoras do ensino básico da EMEF Prof. Herbert de Alencar na cidade de Porto Velho e teve como objetivo investigar e, compreender os pontos de vista destas participantes sobre as variáveis presentes na socialização e, aprendizado dos estudantes imigrantes no contexto da escola-campo com ênfase nos processos interculturais e étnico-raciais, dialogando com os aspectos da educação étnico racial e a interculturalidade e construir possibilidades de materiais didáticos que pudessem visibilizar, validar, valorizar e circular os saberes dos estudantes bolivianos, haitianos e venezuelanos. As rodas de conversas como um processo de coleta de dados, reuniu informações acerca de conteúdos para serem acrescidos como saberes no currículo da escola campo e também construiu coletivamente um produto educacional denominado Calendário Intercultural.
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