Desenvolvimento e avaliação de um documentário para socialização da Lei n° 10.639/03

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.64083

Palavras-chave:

Lei n° 10.639/03, Documentário, Relações étnico-raciais.

Resumo

O objetivo deste artigo foi descrever o processo de elaboração, produção, aplicação e avaliação de um documentário na busca da socialização da Lei n° 10.639/03. Desenvolveu-se uma pesquisa de campo, descritiva e exploratória com uma abordagem quali-quantitativa na análise dos dados. Aplicou-se questionário pré-teste a 29 estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental II da cidade de Pires do Rio-GO antes da exibição do documentário e, posteriormente, um questionário pós-teste. Considerou-se que o documentário trouxe a socialização e conhecimento da Lei n° 10.639/03 e, também, promoveu sensibilização quanto a necessidade de práticas para a discussão do racismo e preconceito a fim de se promover a verdadeira efetivação da respectiva Lei.

Biografia do Autor

Leandra Aparecida Mendes dos Santos Rodrigues, Secretaria da Educação do Estado de Goiás

Possui graduação em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Estadual de Goiás (2003). Pós-Graduação "Lato-Sensu" em Psicopedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (2005). Atualmente é professor IV pela Secretaria da Educação de Goiás. Mestrado em Ensino Educação Básica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Urutaí.

Mayara Lustosa de Oliveira Barbosa, Instituto Federal de Brasília

Doutora em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas (2017), Mestra na mesma área e instituição (2013). Graduada em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal de Goiás (2010). Professora do quadro permanente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino para Educação Básica do Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí. 

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Publicado

01-03-2022

Como Citar

Rodrigues, L. A. M. dos S., & Barbosa, M. L. de O. (2022). Desenvolvimento e avaliação de um documentário para socialização da Lei n° 10.639/03. Revista Teias, 23(68), 353–366. https://doi.org/10.12957/teias.2022.64083

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua